Massagens específicas para inverno trazem benefícios para dores crônicas

Na temperatura amena, diminui a vontade de praticar exercícios e aumentam as dores crônicas. Esse desequilíbrio pode ser compensado com diversos tipos de massagem

por Revista do CB 31/07/2013 10:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Zuleika de Souza/CB/D.A Press
Mariana Sandes faz massagem com pedras quentes três vezes por semana e drenagem linfática (foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
No inverno, a coragem para despir-se é pouca. As massagens, porém, continuam a trazer benefícios. Elas foram adaptadas para o tempo frio: pedras quentes e a manta térmica são as escolhas dos mais friorentos. A manta é um equipamento que acelera o metabolismo local por meio da emissão de calor. O calor transmitido pela manta aumenta a quantidade de princípios ativos que conseguem penetrar na pele da paciente e chegar ao tecido adiposo, onde fica a gordura.

A massagem no inverno alivia as dores crônicas, que são mais sentidas durante essa estação. Para quem se preocupa com a pele, a dica é optar por massagens com óleos com vitamina C, D e E, que previnem rugas e reduzem o aparecimento de estrias. As massagens são classificadas em terapêuticas, estéticas e relaxantes.

“Quando está frio, sentimos que o número de clientes nas massagens relaxantes aumenta”, diz a empresária Cristiana Rech, dona de uma clínica estética. Para ela, a procura tem a ver também com o bem-estar. “Nessa época do ano, não estamos tão interessados em beleza, mas em nos sentir bem”, afirma. Já quando se aproxima a primavera, a demanda são pelas massagens estéticas. A modeladora tem como principal característica a pressão forte das mãos do massagista sobre o corpo da cliente — o objetivo é eliminar gordura localizada com a movimentação rápida do tecido adiposo e com o auxílio de produtos. Outra com função estética é a drenagem linfática, que diminui a retenção de líquido. Por meio de movimentos rápidos, o massagista direciona o fluxo linfático e ajuda a prevenir celulites e desconforto muscular.

A servidora pública Dalva Dutra, apesar de ser vaidosa, prefere as massagens relaxantes. “Eu me sinto superbem — depois de cada sessão, parece que um quilo de tensão sai do meu corpo”, comenta. Ela faz massagem há mais de 10 anos e leva a prática a sério. “Se eu pudesse, faria toda semana, mas, por falta de tempo, faço pelo menos uma vez ao mês. É ótimo para diminuir as dores da academia também”, conta. As massagens relaxantes aliviam as tensões dos músculos e são indicadas, principalmente, para pessoas ansiosas, mas também para quem gosta de praticar exercício. “Os nódulos de tensão, as chamadas máscaras musculares, são desfeitos por meio da pressão aplicada de forma precisa. É por isso que algumas massagens fazem efeito e outras, não”, explica o massagista Arsênio Becker.

Quando a temperatura está amena, Dalva gosta das massagens holísticas e terapêuticas, como é o caso da terapia com pedras quentes. Por meio dessa técnica, a pessoa alivia o estresse, ativa a circulação sanguínea e relaxa a musculatura. Por meio de movimentos circulares feitos com as pedras ainda mornas, a energia das rochas é absorvida pelos pontos vitais do organismo. A técnica trabalha com os mesmos princípios do shiatsu, dando atenção ao estímulo dos chacras (centros energéticos do corpo). “A massagem holística liga mente e corpo, é uma questão de equilíbrio energético. Às vezes, sentimos dores físicas, nem sabemos o porquê, mas tem tudo a ver com a nossa cabeça”, comenta Arsênio Becker.

Combinar técnicas é muito comum. A administradora de empresas Mariana Sandes, 26, por exemplo, faz a massagem com pedras quentes semanalmente, e se submete à drenagem linfática três vezes por semana. A primeira tem função antiestresse. “Sou superansiosa, e essa técnica consegue diminuir minha irritabilidade”, comenta. Já a drenagem foi indicação de um médico. “Estou fazendo tratamento para emagrecer”, diz. Mariana já tem sentido os efeitos da drenagem, que além de eliminar o excesso de líquido corporal, ajuda a diminuir as medidas.

Características:

Massagem relaxante
Usa técnicas simples
Relaxa por meio do toque
Proporciona alívio dos nódulos de tensão e do estresse diário

Massagem terapêutica
Envolve várias técnicas
Trata desconfortos crônicos
Alonga
Dá atenção aos chacras (centros energéticos) do corpo
Ideal para atletas e pessoas ansiosas ou com dores crônicas

Massagem modeladora
É caracterizada por movimentos firmes, às vezes, dolorosos
Aumenta a circulação sanguínea e linfática
Proporciona relaxamento muscular
Desfaz nódulos de gordura
Estimula o sistema imunológico
Combate edemas, retenção de líquido, flacidez e celulites

Drenagem linfática
É feita com movimentos superficiais e suaves
Estimula os gânglios linfáticos
Diminui a retenção de líquidos