Projeto de fotógrafa americana incentiva beleza 'real' das mulheres

A primeira ação do projeto será um livro com cerca de cem fotografias de mulheres e seus filhos, mostrando as marcas ou processo de gravidez

por Gabriella Pacheco 19/07/2013 09:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução Internet / www.abeautifulbodyproject.com
A americana Nicole Meade foi vítima de abuso sexual na infância e compartilhou sua história imagem junto aos filhos (foto: Reprodução Internet / www.abeautifulbodyproject.com)
O que é um corpo bonito? Quando se é mulher os critérios são vários e severos: cintura fina, quadril não muito largo, seios fartos, coxas definidas, braços firmes, nada de culote ou papo embaixo do queixo. Ao menos é assim que cultura da moda desenha a ideia de um corpo perfeito. Mas isso é real? Uma fotógrafa norte-americana tem capturado imagens de corpos 'reais' de mulheres normais e mostrado que, mesmo com imperfeições, há beleza neles.

Ao capturar uma imagem de seu corpo pós-parto Jade Beall, do Arizona, no sudoeste dos EUA, iniciou acidentalmente o movimento que tocou centenas de mulheres ao redor do mundo: o Beautiful Body Project (Projeto Belo Corpo, em livre tradução). A ideia se expandiu, a princípio, com fotografias de amigas e depois com o compartilhamento de estranhas que se identificaram com a proposta de Jade. “Eu percebi que haviam centenas de milhares de mulheres que também queriam compartilhar a vida e histórias delas sobre seus corpos”, ela comenta.

A primeira ação prática do projeto será um livro com cerca de 100 fotografias em preto e branco de mães acompanhadas por seus filhos e um pouco de suas histórias. Mas a fotógrafa também espera dar continuidade ao projeto com outros livros mostrando a beleza que acompanha mulheres pelo câncer, distúrbios alimentares e o envelhecimento. “O Beautiful Project é um movimento de mulheres se unindo para contar suas histórias e celebrar seus corpos em constante mudança para que futuras gerações de mulheres possam viver livres do sofrimento autoimposto”, destaca.

Reprodução Internet / www.abeautifulbodyproject.com
Clique na imagem para ver outros registros feitos pela fotógrafa americana (foto: Reprodução Internet / www.abeautifulbodyproject.com)
Apesar dos primeiros casos estarem muito ligados à gravidez, a fotógrafa tem coletado depoimentos relacionados a diversos outros problemas que afetam principalmente as mulheres, como anorexia, bulimia, abuso sexual, abuso de drogas, baixa autoestima, autodepreciação e outros.