Conheça o perfil de quem corre ultramaratonas

Pesquisadores norte-americanos reuniram informações sobre corredores que se submetem a trechos com mais de 42 quilômetros

por AFP / Relaxnews 15/07/2013 14:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Stefan Schurr/Shutterstock.com
Segundo os resultados, a maior parte dos ultracorredores tentaram sua primeira maratona estendida com uma idade média de 36 anos (foto: Stefan Schurr/Shutterstock.com)
Um novo estudo americano mostra que corredores relativamente novos são os que estão arriscando suas passadas em ultramaratonas - corridas de resistência que costumam ter mais que 42 quilômetros.

Pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, reuniram informações de 1.345 ultramaratonistas (em atividade ou que já penduraram os tênis) sobre seu histórico de corridas, hábitos de treino e experiências em competições.

Segundo os resultados, a maior parte dos ultracorredores tentaram sua primeira maratona estendida com uma idade média de 36 anos. Enquanto a maioria dos corredores tinham cerca de sete anos de experiência ao tentar uma ultra, cerca de 25% de corredores atuais praticavam corrida por apenas três anos ou menos antes de topar esse desafio.

E não é de se surpreender, mas ultracorredores treinam muito, sendo que os pesquisados afirmaram ter corrido uma média de 3.347 quilômetros no último ano - o equivalente a correr de São Paulo até La Paz, na Bolívia, pela malha viária. As razões pelas quais os ultracorredores desistiram do exercício intenso incluem lesões, trabalho e compromissos familiares.

A publicação Runner's World afirma que os resultados são consistentes, se observarmos as ultramaratonas dos últimos anos. "Isto é especialmente verdade para os que trilham os caminhos da ultramaratona, que teve um pico de popularidade graças ao sucesso do livro Born to Run e reavivou um movimento de reconexão com a natureza, muitas vezes simplificando a corrida ao correr descalço" escreveu Scott Douglas para a revista.