Yoga em salas aquecidas não deve ter temperatura muito alta

Contanto que os praticantes se mantenham hidratados, a yoga aquecida é tão saudável quanto a praticada em temperaturas amenas, diz um relatório da revista Prevention

por AFP / Relaxnews 12/07/2013 12:44

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
Leva-se entre dez dias a duas semanas para que o corpo esteja aclimatado ao exercício em altas temperaturas (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
 A tendência de fazer exercícios em salas aquecidas chegou às aulas de yoga. A discussão agora é em torno de a prática ser saudável, quando realizada em salas que podem chegar a até 40 graus centígrados. Um novo estudo sugere que as salas aquecidas são saudáveis, desde que não estejam excessivamente quentes.

De acordo com um estudo realizado pelo Conselho Americano de Exercício, contanto que os praticantes se mantenham hidratados, a yoga aquecida é tão saudável quanto a praticada em temperaturas amenas, diz um relatório da revista Prevention.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Wisconsin-La Crosse recrutou 20 praticantes de yoga adultos com idades entre 19 e 44 anos. Os estudiosos mediram a temperatura do corpo das pessoas depois de uma hora de Vinyasa yoga em uma sala com temperatura de 21 graus centígrados.

O mesmo procedimento foi feito depois de uma hora da mesma aula em sala aquecida. A temperatura ficou entre 32 graus e 35 graus centígrados, com cerca de 40% de umidade.

Depois de ambas as aulas, a temperatura do corpo dos praticantes se elevou a 37.2 graus centígrados, bem abaixo do limite considerado saudável (40 graus centígrados), disse o autor do estudo, John Porcari, à publicação.

Entretanto, se o praticante não estiver bem hidratado, a temperatura mais elevada pode provocar problemas. O médico sugere a ingestão de 177 a 236 ml de água imediatamente antes e mais outro tanto durante as aulas, conforme o praticante sentir sede.

Disse ainda que, se a pessoa é uma novata na prática da yoga aquecida, ele deve levar em consideração que leva-se entre dez dias a duas semanas para que o corpo esteja perfeitamente aclimatado ao exercício em altas temperaturas. Ainda serão necessários mais testes para determinar a segurança da Bikram yoga, uma modalidade em alta, que incui uma prática de 90 minutos em uma sala aquecida acima dos 40 graus centígrados.

O fisiologista do Conselho Americano de Exercício, Fabio Comana, disse que o corpo não foi desenhado para fazer yoga em temperaturas tão elevadas e que a prática poderia colocar em risco os níveis de proteína no corpo. "Alguns podem achar que é um exercício purificante, mas é preciso observar os limites do organismo."