Conheça os espaços públicos e programas que podem tirar você do sedentarismo

Atividade física não é um segredo, é uma ferramenta básica para uma vida mais longa e cheia de qualidade. Falta de dinheiro e de tempo não são desculpas. Confira as dicas desta reportagem e mexa-se!

por Gabriella Pacheco , Letícia Orlandi Valéria Mendes 16/04/2013 07:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Euler Junior/EM/ DA Press
Academia da Cidade no Bairro Jardim Belmont, Regional Nordeste: depois de fazer avaliação física e cadastro, atividades com professores são oferecidas gratuitamente (foto: Euler Junior/EM/ DA Press)

Todos nós queremos chegar com saúde, autonomia e disposição à velhice. Mas então, por que é tão difícil abandonar o sedentarismo? A atividade física melhora a circulação sanguínea e a atividade do coração. Além de melhorar o condicionamento, contribui para o bom humor, o sono e ajuda a diminuir as tensões e o estresse do dia a dia. “Além de você se sentir melhor, tonifica seus músculos, queima calorias e perde ou mantém o peso desejado”, explica Janaína Resende, educadora física da Revigore, empresa especializada em ginástica laboral e ergonomia.

A grande questão é que o estilo de vida e a tecnologia disponíveis hoje favorecem o sedentarismo. “Os carros têm vidros automáticos, a TV e o som têm controle, a comida chega pelo serviço de entregas, usamos elevadores ao invés das escadas, celulares...Às vezes, estamos de carro, chegamos à casa de um amigo e ligamos pra ele, em vez de descer e tocar a campainha. Ninguém vai à padaria a pé, ou seja, o que tem que mudar é a consciência e os hábitos de vida”, exemplifica a educadora.

Enquanto quem pratica atividade física apresenta mais resistência a doenças, quem é sedentário transforma o corpo num depósito de tensões musculares, deixando os músculos mais fracos. “É uma pessoa que está muito mais suscetível aos efeitos negativos do estresse do que aquelas regularmente ativas”, define Janaína.

Não perca mais tempo. Escolha uma atividade, faça exames de avaliação física antes de iniciar e...mexa-se! Nesta reportagem, você confere os espaços abertos e fechados que a cidade de Belo Horizonte oferece para a prática de atividades físicas gratuitas. Caso você tenha alguma sugestão ou queira acrescentar alguma informação sobre um espaço perto da sua casa, envie para saudeplenauai@gmail.com



Antes de começar, fique atento:
-Para qualquer pessoa com mais de 35 anos, o ideal é fazer o exame clínico convencional e também um teste ergométrico, para avaliar condições cardiovasculares, nível de tolerância e a resposta ao exercício. Para obter melhor resultado, é necessária uma avaliação com um profissional de educação física, antes de começar a atividade.

-Para as pessoas que vão se exercitar em locais públicos sem a supervisão constante de um profissional, Janaína dá algumas dicas preciosas: “Não devemos fazer tudo de uma vez só. A atividade física deve ser feita em doses, como os remédios: se você ficar um dia sem tomar, no outro não poderá tomar uma dose maior. É necessário começar devagar e aumentar progressivamente”, ensina.

-De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), diferentes tipos e quantidades de atividade física são necessários para se obter diferentes resultados na saúde: a prática regular de 30 minutos de atividade física de moderada intensidade, na maior parte dos dias, reduz o risco de doenças cardiovasculares e diabetes, câncer de cólon e de mama.

-Os aparelhos são uma boa alternativa para sair do sedentarismo. Mas é necessário ter bom senso e ficar atentos aos nossos próprios limites corporais e aos riscos. A falta de orientação quanto ao uso e o excesso podem resultar em lesões.

-A intensidade é individual e autorregulável. Para trazer os benefícios do exercício, você pode controlá-la. A educadora física explica que ela deve ser de 60 a 85% de sua frequência cardíaca máxima. Calcular esse numero é simples: é só subtrair sua idade do número 220. Exemplo: Uma pessoa de 45 anos: 220-45=175 batimentos por minuto. Neste caso, a intensidade de sua caminhada deve chegar a uma frequência de 105 a 149 batimentos por minuto. Para quem prefere skate, bicicleta ou patins, deve-se usar as mesmas regras da caminhada.

Fernando Lutterbach /UnimedBH, Euler Junior/EM/D.A Press, Rodrigo Clemente/EM/D.A Press e Beto Novaes/EM/D.A Press
Da esq. para dir.: Tai chi chuan na Praça Floriano Peixoto e Ciclovia na Rua Professor Morais, na Regional Centro-Sul; Academia a céu aberto na Andradas, Regional Leste; e Praça da Saúde, no Grajaú, Regional Oeste: opções são diversificadas em cada região (foto: Fernando Lutterbach /UnimedBH, Euler Junior/EM/D.A Press, Rodrigo Clemente/EM/D.A Press e Beto Novaes/EM/D.A Press)

Marcos Vieira, Euler Junior, Beto Novaes e Paulo Filgueiras /EM /D.A Press
Da esq. para dir.: Ciclismo e caminhada na Regional Pampulha; atividades ao ar livre no Parque das Águas, na Regional Barreiro; prática de skate na Regional Noroeste e caminhada na Avenida Saramenha, na Regional Norte: exercício reduz o risco de doenças cardiovasculares e diabetes, câncer de cólon e de mama, por exemplo (foto: Marcos Vieira, Euler Junior, Beto Novaes e Paulo Filgueiras /EM /D.A Press)


Segredos da caminhada
Um estudo realizado pelo fisioterapeuta Anderson Aurélio da Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mostrou que a maior parte das pessoas que fazem caminhada não aproveita ao máximo os benefícios proporcionados pela atividade. O motivo? Praticar o exercício em intensidade abaixo da ideal. O estudo, realizado em Belo Horizonte, mostrou que apenas um em cada quatro caminhantes (25%) faziam o exercício de maneira correta.

Confira as dicas da educadora física para uma boa caminhada:

1)Escolha um horário, de preferência de manhã até as 10h ou à tarde, após as 17h. Quando se mantém um horário fixo, o organismo se adapta melhor.

2)Use roupas leves e arejadas; e também um tênis confortável, adequado à sua pisada, que proporcione um amortecimento.

3) Para preparar os músculos e o sistema cardiovascular, faça um aquecimento antes de começar. Uma série de alongamentos musculares pode ser feita antes da caminhada – procure um profissional pelo menos na primeira vez. Ao iniciar a atividade, faça os primeiros 5 minutos bem lentamente e depois passe para um ritmo mais intenso, evitando ficar muito ofegante.

Divulgação
Janaína Resende: controlar a intensidade e a regularidade é muito importante (foto: Divulgação)


Fique atento às regras:
Janaína Resende comanda, toda segunda e quarta-feira, das 7h às 8h30 e das 18h30 às 20h, grupos de caminhada orientada e alongamento, na Praça Floriano Peixoto (no infográfico, veja em Regional Centro Sul). A praça é um dos palcos do Circuito Unimed-BH, um ciclo de atrações gratuitas que inclui, aos sábados, das 7h30 às 9h, aulas de Tai Chi Chuan. Não é necessário fazer inscrições previamente.

Em outras atividades apresentadas nesta reportagem, é necessário ficar tento às regras de funcionamento. Nas Academias da Cidade, rede vinculada à prefeitura de Belo Horizonte, os usuários passam por uma avaliação física com um profissional para a elaboração de um plano de exercícios. A atenção à saúde também é valida para a alimentação. Cada unidade possui um nutricionista que passa as orientações sobre reeducação alimentar.

Cada usuário pode utilizar a academia por um período de uma hora e, pelo menos, três vezes durante a semana. As academias funcionam em vários pontos da cidade (confira em todas as regionais do infográfico) e cada regional possui pelo menos uma, com uma média de 600 usuários em cada unidade. As academias funcionam às segundas, quartas e sextas-feiras ou às terças, quintas e sábados em horários variados na parte da manhã, tarde e noite. As atividades são gratuitas e qualquer pessoa acima de 18 anos da região em que a academia está pode participar, mas é necessário consultar as condições em cada unidade, além de preencher o cadastro.

O Liang Gong, atividade de origem chinesa que alia conhecimentos orientais e ocidentais em busca de melhorias na saúde, por meio de exercícios e alongamentos, é oferecido em vários centros de saúde municipais, mas é necessário verificar o horário em cada unidade.

Escolha uma atividade, faça exames antes de iniciar e movimente-se!