Turismo de aventura em BH: Passeios ecológicos e lugares para praticar esportes

A Sympla e Portal UAI separaram as melhores opções de parques, praças, trilhas, cachoeiras, passeios ecológicos e lugares para praticar esportes em BH! Confira e aproveite!

08/02/2019 17:18
Já mostramos por aqui como é possível aproveitar o melhor da gastronomia em BH, além de como curtir a vida noturna nos melhores bares e casas noturnas da cidade. Agora, a Sympla e o Portal Uai prepararam um guia especialmente para os amantes de esporte, atividades ao ar livre e turismo de aventura!

Separamos as melhores opções de parques, praças, trilhas cachoeiras perto de Belo Horizonte, passeios ecológicos e os melhores lugares para praticar esportes como ciclismo, rapel, escalada, canoagem, paintball e vários tipos de atividades radicais. Confira!

Passeios ecológicos e passeios ao ar livre em BH

Parque das Mangabeiras

Edesio Ferreira/EM/D.A/Press
(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A/Press)


Situado nas encostas da Serra do Curral, o Parque das Mangabeiras abriga a maior reserva ambiental de Belo Horizonte, sendo também um dos maiores parques urbanos da América Latina.

Ideal para quem busca um dia de descanso e contato com a natureza, é possível fazer trilhas, piqueniques, praticar esportes e participar de atividades culturais oferecidas dentro do parque. O espaço conta com quadras poliesportivas, pista de skate, brinquedos. A fauna e flora nativa são representadas por espécies do Cerrado e de Mata Atlântica, além de dezenas de espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Com um pouco de sorte, é possível ver micos, esquilos, saracuras e quatis durante o passeio no Parque.

Para entrar no local, é preciso apresentar um documento de vacinação em dia, comprovando a imunização contra a febre amarela no mínimo 10 dias antes da visita.

Endereço: Av. José do Patrocínio Pontes, 580 - Mangabeiras, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 08h às 17h.

Orla Da Lagoa Da Pampulha

Com 18 quilômetros de extensão, a orla da Lagoa da Pampulha é um local perfeito para a prática de esportes ao ar livre – principalmente ciclismo, corrida e caminhada. Aos fins de semana, a orla costuma ficar bastante movimentada para a prática dessas atividades..

A região também abriga o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, composto pela Casa do Baile, Igreja São Francisco de Assis, Museu de Arte da Pampulha, Iate Clube e Casa Kubitschek. Em dias mais quentes, ainda é possível avistar famílias de capivaras tomando um banho de sol, além de cágados, jabutis e os famosos jacarés do papo amarelo.

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima - Pampulha, Belo Horizonte - MG

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Leandro Couri/EM/D.A Press
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)


Bem no centro de BH, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o principal parque da cidade, com cerca de 182 mil m² de área. Fundado em 1897, o parque é perfeito para um passeio ao ar livre e também para práticas esportivas, contando um mini-parque de diversões com brinquedos para as crianças, equipamentos de ginástica, quadra poliesportiva, quadra de tênis, pista para skate e pistas de caminhada.

São centenas de espécies de árvores, plantas ornamentais, aves, borboletas e mamíferos. O parque também conta com três lagoas – com coretos e fontes de água – onde é possível até fazer um passeio relaxante de barco.

Endereço: Av. Afonso Pena, 1377 - Centro, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 06h às 18h.

Parque Municipal Mata Das Borboletas

Aberto em 1995, o Parque Mata das Borboletas possui quase 35 mil m² de área verde. Localizado na encosta da Serra do Curral, o parque possui diversos equipamentos de ginástica, brinquedos para as crianças, área de convivência, e trilhas ecológicas. O ambiente é bastante agradável e fresco, sendo uma ótima opção de passeio para os dias mais quentes e durante o verão.

Dentre os animais nativos, os visitantes podem espécies como gambás, preás, sabiá, andorinhas, tucanos e jacus – além de uma grande quantidade de borboletas, que deram origem ao nome do parque.

Endereço: Rua Assunção, 650 - Sion, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 08h às 17h.
 

Lagoa dos Ingleses

Localizada há cerca de 30km de Belo Horizonte a Lagoa dos Ingleses é um paraíso para quem gosta de praticar esportes aquáticos, como stand-up paddle, bike aquática, remo, caiaque, wakeboard, windsurf e canoagem.

A lagoa artificial, construída em 1932 com o objetivo de ser uma barragem da Mina Morro Velho, acabou se transformando em uma área de lazer, esporte e tranquilidade.

A região também recebe diversos eventos artísticos, esportivos e gastronômicos ao longo do ano.

Endereço: Lagoa dos Ingleses - Alphaville, Nova Lima - MG

Trilhas próximas à BH

Serra da Moeda

Leandro Couri/EM/D.A Press
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)


Há, 25 km de Belo Horizonte, a Serra da Moeda conta com uma das mais conhecidas trilhas perto da cidade: o Topo do Mundo. É possível curtir a região praticando esportes radicais, como motociclismo, mountain biking, trekking e até vôos de parapente e asa delta.

A partir do topo da Serra da Moeda, é possível seguir caminho para diversas trilhas. Mas, antes disso, a dica é apreciar a paisagem de tirar o fôlego a partir do Mirante.

Endereço: BR 040, sentido Rio de Janeiro - saída 567 para Inhotim - MG

Forte de Brumadinho

Construído em 1750, o Forte de Brumadinho fica no alto da Serra da Calçada, a cerca de 20 km de Belo Horizonte. Especula-se que o local tenha sido usado como casa de fundição falsa. A estrutura do Forte tem paredes de pedra maciça com aproximadamente 5 metros de altura e 1 metros de espessura, com uma única entrada. Dentro, há uma outra construção menor, também de pedra.

O caminho para chegar ao forte parte do Retiro das Pedras, mas também é possível seguir de carro pela BR 040. A trilha em si é de fácil acesso, com trechos em pedra que indicam o caminho até a construção. Aqui, a dica de ouro é seguir por aproximadamente 1 km após chegar ao Forte e tomar um banho nas águas cristalinas do Poço Encantado. Passeio perfeito para quem gosta de unir história, aventura e natureza.

Endereço: Serra da Calçada, Brumadinho - MG

Serra do Cipó

Leandro Couri/EM/D.A Press
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)


Localizada no município de Santana do Riacho, a Serra do Cipó é um dos destinos mais procurados pelos moradores de Belo Horizonte e também pelos turistas. A região – que tem sua fauna e flora protegidas pelo Parque Nacional da Serra do Cipó – fica a cerca de 100km da capital mineira e é um verdadeiro refúgio natural, com uma grande quantidade de trilhas, grutas, cachoeiras e piscinas naturais.

Alguns dos esportes mais praticados na Serra do Cipó são a escalada e o camping, mas as pousadas da região também são procuradas (principalmente nos feriados prolongados) por quem busca sossego e descanso fora da cidade.

Endereço: Saiba mais informações sobre como chegar até a Serra do Cipó e ao Parque Nacional. E todos os detalhes sobre as trilhas e passeios do local.

Rapel e escalada em BH

Rokaz Escalada

Para quem não tem tempo ou disposição para praticar escalada nas montanhas, parques e praças de Belo Horizonte, o Rokaz é a solução. A academia de escalada conta com infraestrutura para a prática do esporte em diversos níveis (Boulder, Top Rope e Guiada), seja para iniciantes ou atletas experientes. As paredes chegam a até 17 metros de altura.

Além de instrutores capacitados que orientam a prática, o local também oferece aos fins de semana um horário com escalada para crianças.

Endereço: Rua Antônio de Albuquerque, 189 - Savassi, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 07h às 22h. Sábado, das 09h às 20h. Domingo, das 09h às 19h.

Escalada das Pedras

O Das Pedras é um dos centros de escalada mais antigos e tradicionais em Belo Horizonte. O espaço oferece atividades como escalada em grupo, escala ao ar livre, aulas e cursos para quem está começando no esporte.

O Das Pedras também oferece a opção de Festa Infantil, para quem busca uma proposta diferente para comemorar o aniversário das crianças junto aos amigos.

Endereço: Rua Cristina, 1318 - Santo Antônio, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 15h às 22h. Sábado e domingo, das 14h às 19h.

Paintball em BH

Elite Paintball

O Elite Paintball oferece infraestrutura para a prática de paintball em diferentes níveis de dificuldade. Com três campos diferentes, o espaço adota medidas de segurança e conta com equipamentos modernos e com manutenção diária, sendo o primeiro campo de Minas Gerais a ter Certificado de Registro junto ao Exército Brasileiro.

Além do Paintball, o Elite também possui estrutura para a prática de tiro ao alvo.

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 6950 - Pampulha, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 14h às 18h. Sábado e domingo, das 08h às 18h.

Alvo Paintball

O Alvo Paintball conta com mais de 6 mil metros quadrados de área para a prática da atividade. São 4 campos, espaço reservado para festas e eventos empresariais, além de uma arena para a prática de airsoft.

Endereço: Av. Portugal, 3861 - Itapoã, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 08h às 22h.

Arvorismo e Tirolesa em BH

Canela de Ema Adventure Park 

Divulgação
(foto: Divulgação)

O Canela de Ema é uma reserva ambiental que fica na divisa entre os municípios de Caeté e Barão de Cocais. Com 525 hectares de área, o parque oferece infraestrutura completa para a prática dos mais diferentes tipos de esportes radicais, como canoagem, escalada, aquaskipper, arco e flecha, trilhas, rapel, tirolesa e arvorismo. O parque, inclusive, conta com o maior circuito de arvorismo do Brasil.

 

Além de todas essas atividades, o Canela de Ema também oferece área de camping e hospedagem, restaurante e contato direto com uma natureza exuberante.

 

Endereço: Estrada Caeté/Barão de Cocais, Km 3.5 - Água Limpa, divisa entre Caeté e Barão de Cocais - MG

Horário de funcionamento: De segunda a domingo, das 08h às 17h.

Minas Radical

O parque de aventuras Minas Radical conta com espaço amplo para a prática de arvorismo e tirolesa, além de caminhadas ecológicas, rapel, escalada e exploração de cânions.

 

O circuito de arvorismo do parque possui diversos tipos de plataformas e obstáculos, como falsa-baiana, rapel negativo, tambor suspenso e ponte caipira. Já a tirolesa é uma das maiores do estado, com circuitos especiais para crianças.

 

Endereço: Alphaville Lagoa dos Ingleses - BR 356, Km 29 - Nova Lima - MG

Horário de funcionamento: Sábado e domingo, das 09h às 17h. Durante a semana, é necessário agendar visitas com 48 horas de antecedência.

Cachoeiras próximas a Belo Horizonte

Cachoeira Alta

Roneijober Andrade/Divulgação
(foto: Roneijober Andrade/Divulgação)

Localizada em Ipoema, um pequeno distrito de Itabira, a Cachoeira Alta possui uma queda d’água imponente com 110 metros de altura, sendo adequada e segura para banhistas fora das épocas de chuva. A piscina natural da cachoeira tem cerca de 8 metros de profundidade e águas límpidas, com temperatura em torno de 18ºC.

 

A Cachoeira Alta tem sido o destino de mineiros e turistas de vários estados, principalmente pelo fácil acesso na pequena trilha que leva ao local. Parte do percurso pode ser feito de carro. Como a cachoeira fica em uma propriedade privada, é necessário pagar R$10 para chegar até ela.

 

Endereço: Fazenda Cachoeira Alta, Região do Macuco - Ipoema - MG

Cachoeira das Ostras

A Cachoeira das Ostras fica em Casa Branca, distrito da cidade de Brumadinho. A trilha principal (que parte de Casa Branca) pode ser pesada para os iniciantes, com muitas subidas, descidas e pedras irregulares. Na metade do caminho, é possível fazer uma pausa no topo da serra e matar a sede com a água de um rio com nascente logo ali.

 

Toda a dificuldade da trilha é recompensada quando a cachoeira surge em meio às árvores. Além dela, é possível aproveitar também um poço natural logo ao lado, onde os mais corajosos arriscam saltos e mergulhos.

 

Endereço: Trilha das Ostras, Brumadinho - MG

Cachoeira do Tabuleiro

A Cachoeira do Tabuleiro é a mais alta de Minas Gerais e a terceira mais alta do Brasil, com uma queda d’água de 273 metros, além de um poço com 20 metros de profundidade. Ela fica no Parque Natural Municipal do Tabuleiro e, lá, é possível fazer três trilhas a trilha do Mirante, a trilha do alto da cachoeira e a trilha do poço da cachoeira.

 

A maior parte do percurso é bem sinalizada, contando com pontes e escadarias que facilitam o acesso à cachoeira. Muitas pessoas se aventuram a praticar rapel, escalada e até slackline no local – no entanto, é preciso obter autorização prévia do parque para isso.

 

Por conta do grande volume de água, o acesso à cachoeira pode ser restrito em dias com chances de chuva, já que o poço pode transbordar e dar origem a trombas d’água.

 

Endereço: Parque Municipal Natural do Tabuleiro, Conceição do Mato Dentro - MG

Horário de funcionamento: De segunda a domingo, das 08h às 17h.

Entrada: R$10

Cabeça de Boi 

Alfredo Duraes/EM/D.A Press
(foto: Alfredo Duraes/EM/D.A Press)

O vilarejo de Cabeça de Boi é um distrito de Itambé do Mato Dentro. Apesar de pacato, o lugar esconde quatro cachoeiras lindas e ainda pouco acessadas pelos visitantes: a cachoeira da Maçã, cachoeira do Entancado, o Poço do Lajeado e a cachoeira do Chiquinho.

 

Aqui, a dica é aproveitar um fim de semana se hospedando em uma da pousadas em Cabeça de Boi e, durante o dia, se aventurar nas cachoeiras do local, que são de fácil acesso e possuem uma vista deslumbrante.

 

Endereço: Acesso pela BR 381, sentido Itambé do Mato Dentro - MG

 

Curta BH economizando nas passagens aéreas

 
Atento à paixão dos brasileiros por viajar, o Portal Uai lança sua nova plataforma de pesquisa e compra de passagens aéreas por milhas, o Uai Milhas, garantindo preços até 50% mais baratos em destinos nacionais e internacionais em relação aos valores encontrados no mercado.
 
A plataforma conta com a credibilidade do maior portal de notícias e entretenimento de Minas Gerais e busca facilitar a vida de todos que querem planejar uma viagem com economia, praticidade e segurança.
 
https://skymilhas.com.br/#/?utm_source=portaluai.com.br&utm_medium=referral&utm_campaign=afiliado&redirect=uai" target="blank">Conheça o Uai Milhas e encontre passagens aéreas para viajar a lazer ou a trabalho. Aproveite para pesquisar e comparar preços acessando a plataforma de qualquer lugar.