O melhor da vida noturna: onde ir e o que fazer na noite de BH

A noite de BH reserva muita diversão e experiências. Para te ajudar a escolher o que fazer em Belo Horizonte a noite, confira um roteiro com dicas de lugares e passeios!

08/02/2019 17:52
A noite de BH reserva muitas surpresas, diversão e experiências diferentes, seja para os turistas ou para os moradores da cidade. Programas românticos, mais animados, com os amigos, com a família, de baixo custo… é possível viver tudo isso com as opções de entretenimento que a cidade oferece. 

Para te ajudar a escolher o que fazer em Belo Horizonte, preparamos um roteiro com o melhor na vida noturna na cidade. Comidas, bebidas, boates, eventos, festas… o que não falta é opção de lugares para sair em BH de acordo com o seu estilo e o seu bolso. Vem com a gente!

Principais regiões de BH para conhecer

Santa Tereza

O bairro de Santa Tereza é um dos mais antigos (e boêmios!) de Belo Horizonte. Além de bares tradicionais e novos a cada esquina, o bairro ainda mantém suas raízes na década de 60 – em 2005, mais de 300 imóveis entre casas, igrejas, restaurantes, bares e praças foram tombados pelo Patrimônio Histórico da cidade.

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
O bairro era ponto de encontro entre grandes ícones da música brasileira, como Milton Nascimento, Fernando Brant, Lô Borges, Skank e muitos outros. Se você procura boa música, comida e tranquilidade para curtir na noite de BH, Santa Tereza é o lugar certo! Em uma das diversas esquinas, você certamente vai encontrar um barzinho ou restaurante para aproveitar a cidade e se divertir com a família, entre amigos ou a dois.

Rua Sapucaí

Localizada bem na divisão entre o centro e o bairro Floresta, a Rua Sapucaí se transformou em pólo gastronômico para públicos de todas as idades. O diferencial? A possibilidade de curtir a vista da cidade de um ponto privilegiado em meio a casarões antigos, seja de um dos vários bares e restaurantes ou da mureta que separa a linha de trem do espaço urbano.

Aqui, a dica é chegar antes do pôr-do-sol para conferir o porquê do “belo horizonte”, aproveitando a noite no espaço aberto na rua, a música e as opções de drinks e pratos variados oferecidos pelos estabelecimentos ao longo da Sapucaí.

Savassi

Localizada na zona Centro-Sul, a Savassi é uma das mais conhecidas e frequentadas de regiões de Belo Horizonte. Ela reúne uma grande quantidade de bares e restaurantes dos mais variados estilos e cardápios, além de shoppings, lojas, boates, casas noturnas e centros comerciais.

 Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Um passeio pela Savassi é sinônimo de viver a noite em BH em vários lugares, seja comendo, bebendo, dançando ou curtindo um show ao vivo.

Rua Alberto Cintra

Fora da região Centro-Sul da cidade, a Rua Alberto Cintra também é um reduto de bares e restaurantes que atraem bastante o público jovem.

Localizada no Bairro União, na região Nordeste, a Rua Alberto Cintra tem atmosfera aconchegante as pessoas podem circular entre um bar e outro. Opções é que não faltam: comida japonesa, espetinhos, opções gourmets, bares especializados em cerveja artesanal e por aí vai.

Os bares mais tradicionais de BH

Boa parte da fama de Belo Horizonte surgiu por causa dos seus bares. Afinal, são quase 14 mil estabelecimentos pelas ruas da capital mineira – a maior média nacional, com cerca de 1 bar para cada 170 habitantes.

Para te ajudar a escolher o que fazer à noite em BH, fizemos uma seleção com alguns dos principais bares da cidade, desde os mais tradicionais até os mais contemporâneos, que têm sido o ponto de encontro de turistas e moradores da cidade. Confira:

Maletta

Euler Junior/EM/D.A Press
(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
O Edifício Maletta é o centro boêmio mais conhecido (e frequentado!) de Belo Horizonte. A varanda do edifício, fundado em 1957, reúne uma boa variedade de bares e restaurantes. Lá, você encontra a tradicional comida de boteco, além de hambúrgueres, cervejas, drinks e até opções veganas e vegetarianas – tudo isso enquanto corta o cabelo, compra livros em um sebo, experimenta roupas nos brechós ou escolhe um disco de vinil (sim, é possível fazer tudo isso sem sair do Maletta).

Ao chegar no Maletta – que fica na esquina das ruas da Bahia e Augusto de Lima – é só subir a rampa, escolher o bar que mais te agradar ou fazer um tour passando por todos. A diversão até o fim da noite está garantida!

Endereço: Rua da Bahia, 1148 - Centro, Belo Horizonte - MG
Horário de Funcionamento: O horário de entrada e saída do edifício é das 06:00 às 00:00.
O horário de funcionamento de cada estabelecimento Maletta pode variar.

Bar do Orlando

Marcos Vieira/EM/D.A Press
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Inaugurado em 1919, o Bar do Orlando comemora seu centenário em 2019. Com ar de mercearia antiga, o bar exibe garrafas de cachaça, enlatados, salgadinhos e artigos inusitados nas prateleiras.

O Bar do Orlando fica em uma casa na esquina da rua Alvinópolis, no bairro Santa Tereza. O local, tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de BH, reúne centenas de pessoas aos finais de semana. Aqui, a regra é clara: é só pedir uma cerveja, apreciar os típicos petiscos mineiros e aproveitar a noite ao ar livre em torno do bar, ao som de boa música ao vivo, como nos velhos tempos.

Endereço: Rua Alvinópolis, 460 - Santa Tereza, Belo Horizonte
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 15h às 00h. Aos sábados e domingos, das 12h às 00h.

Bar do Nonô

Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
Localizado na Avenida Amazonas, bem no centro de Belo Horizonte, o Bar do Nonô ganhou fama pela simplicidade e pelo aconchego na hora de servir o carro-chefe da casa: o caldo de mocotó.

Fundado em 1964 por Raimundo Corrêa, o seu Nonô, o bar funciona 24 horas de segunda à sábado – o que não falta é caldo de mocotó bem temperado, cerveja gelada e muita energia para começar o dia ou finalizar a noite em Belo Horizonte.

Endereço: Avenida Amazonas, 840 - Centro, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, 24h por dia. Aos domingos, o bar está fechado.

Bar Estabelecimento

Marcos Michelin/EM/D.A Press
(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
Um bar de aparência rústica, instalado no quintal de uma casa e à sombra de uma árvore. Este é o Bar Estabelecimento, que reúne uma grande variedade de comidas de boteco, petiscos e drinks. 

O charme do bar fica por conta da decoração: mesas de madeira, cadeiras diferentes, quadros e pôsteres de vários temas dão ao Estabelecimento um ar de casa do interior, daquelas que a gente chega e já se sente à vontade.

Endereço: Rua Monte Alegre, 160 - Serra, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: de quarta a sexta, das 18h às 01h. Aos sábados, das 12h às 01h. Aos domingos, o bar funciona das 13h às 22h.

DUB

Carlos Altman/EM/D.A Press
(foto: Carlos Altman/EM/D.A Press)
Entre coquetéis variados e diversas opções de hambúrgueres artesanais, o DUB está no Edifício Maletta desde 2012. Além das opções do cardápio, também é possível experimentar drinks criados na hora, de acordo com o gosto e as preferências do cliente.

Endereço: Edifício Maletta | Rua da Bahia, 1148 - Centro, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 18h às 00h.

Bar Lua Nova

Marcos Vieira/EM/D.A Press
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Aberto em 1961, o Bar Lua Nova fica no segundo andar do Edifício Maletta. É o típico boteco mineiro: simplicidade, bebidas a preço acessível e refeições tradicionais, mas de qualidade inquestionável.

O Lua Nova atrai bastante o público universitário, em busca da boa e velha cerveja gelada no final da noite. Mas uma clientela fiel – que acompanha o bar há várias décadas – também tem seu espaço reservado.

Endereço: Avenida Augusto de Lima, 233 - Centro, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 18h às 00h.

Juramento 202 - Cervejaria Viela

 Marcos Vieira/EM/D.A Press
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Com estilo alternativo e despojado, o bar da Cervejaria Viela está bem na esquina da rua Juramento, número 202 – daí o nome do estabelecimento. Do lado de dentro, o charme fica por conta da aparência de mercearia antiga, com as prateleiras e o balcão de madeira.
No cardápio, dezenas de opções de cervejas artesanais produzidas pela própria Cervejaria Viela, além de pães, queijos e opções de tira-gostos.

Como o espaço do Juramento 202 é pequeno, vale a pena chegar cedo para curtir a noite em uma das mesas. Mas grande parte do público aprecia as cervejas e chopps artesanais de pé mesmo, do lado de fora do bar e ao ar livre.

Endereço: Rua Juramento, 202 - Pompéia, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 18h às 22h. Aos sábados, das 14h às 00h. Aos domingos, a casa funciona das 13h às 20h. 

Bitaca da Leste

Paula Huven/Esp. EM
(foto: Paula Huven/Esp. EM)
Localizado no bairro Santa Tereza, o Bitaca da Leste é um cantinho aconchegante com petiscos mineiros, cervejas artesanais e que é a cara de Minas, principalmente das cidadezinhas do interior. Não é à toa que ele já foi eleito o melhor boteco de BH.

No cardápio, cervejas artesanais, petiscos mineiros e diversas opções de queijos, geleias, temperos e mantimentos que podem ser levados para casa. Para comer no local, um dos destaques é a carne de sol com mandioca na manteiga de garrafa, farofa de banana e vinagrete. A trilha sonora fica por conta de uma vitrola antiga, na qual só toca música brasileira.

Endereço: Rua Salinas, 2421 - Floresta, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 18h às 22h. Na sexta, de 12h às 22h. Aos sábados, a casa funciona das 12h às 16h e das 18h às 22h.

Restaurantes em BH com o melhor da gastronomia mineira

Se você está em busca de lugares para sair em BH à noite, os restaurantes da capital mineira são uma ótima opção para comer bem, se divertir e ainda aproveitar o que a cidade tem de melhor.

Fizemos uma lista com os restaurantes mais tradicionais de Belo Horizonte, reconhecimentos pela qualidade dos pratos servidos e por fazerem parte da cultura e da história dos belorizontinos. Confira:

Cantina do Lucas

Paulo Filgueiras/EM/D.A Press
(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)


Aberta na década de 60 no Edifício Maletta, a Cantina do Lucas é famosa pela fartura e pelo tradicionalismo dos pratos servidos. Costelinha com tutu, bacalhau à espanhola, filé à brasileira e filé Olímpio são só alguns dos pratos que compõem o cardápio. Para quem quer comer bem – seja de dia ou de noite – a Cantina não pode faltar.

Endereço: Avenida Augusto de Lima, 233 - loja 18 - Centro, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 11h30 às 02h. Às sextas e sábados, das 11h30 às 03h. Aos domingos, a casa funciona das 11h30 às 01h.
 

Casa dos Contos

Andre Hauck/Esp. EM.
(foto: Andre Hauck/Esp. EM.)


Aberto em 1975, o bar e restaurante Casa dos Contos funciona diariamente servindo pratos a la carte, desde a hora do almoço até a madrugada. Nos anos 70 e 80, o local foi ponto de encontro de artistas mineiros, e até hoje mantém exposições de artistas plásticos e intelectuais do estado. 

Na comida, os destaques ficam para o Filet à Parmegiana (filé empanado, molho ao sugo, mussarela, palmito, purê de batata e arroz), o Filet à Novo Sul (filé grelhado recheado, molho madeira, pasta de gorgonzola e ervas de Provença, purê de pêra, batata palha e arroz com passas) e o Salmão Selvagem (salmão grelhado, risoto selvagem e batata sauté).

Endereço: Rua Rio Grande do Norte, 1065 - Savassi, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: Às segundas, a casa funciona das 11h30 às 15h e das 18h às 02h. De terça a quinta, das 11h30 às 02h. De sexta a sábado das 11h30 às 03h. Aos domingos, das 11h30 às 01h.

A Pão de Queijaria

Joao Paulo Cardoso/Divulgação
(foto: Joao Paulo Cardoso/Divulgação )


O nome já diz tudo: um espaço que utiliza o pão de queijo como base para tudo. Desde sanduíches a saladas e até sobremesas, a Pão de Queijaria é parada obrigatória para os amantes do quitute mais conhecido da cozinha mineira. 

O cardápio é variado e conta com opções para todos os gostos e fomes, como o pãozinho de queijo tradicional – produzido com diferentes tipos de queijo – os sanduíches – como o de pão de queijo recheado com costela de boi, molho e vinagrete da casa – e as opções mais exóticas, como o sorvete de pão de queijo. Difícil mesmo é escolher um só para saborear.

Endereço: Rua Antônio de Albuquerque, 856 - Funcionários, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 11h30 às 23h30.

Bolão

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


Conhecido como “o rei do espaguete”, o Bar do Bolão é o destino final das noites de muitos belorizontinos. Localizado na praça principal do bairro de Santa Tereza, ele funciona 24 horas desde 1961, ano em que foi fundado. Nas paredes, o que chama a atenção é a coleção de mais de 160 relógios e discos, muitos deles presentes de músicos mineiros famosos que frequentam o local.

Seja para um happy hour, na saída da balada ou para reunir amigos e família, o Bolão é perfeito para quem tem fome de comida boa e farta. Os destaques vão para o famoso Rochedão – prato que leva arroz, feijão, ovo, carne e acompanhamentos à escolha – e, é claro, o espaguete, que deu fama ao bar.

Endereço: Unidade Tradicional do Santa Tereza
Praça Duque de Caxias, 288 - Santa Tereza, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 07h às 03h. Às sextas e sábados, a casa funciona das 07h às 05h30. Aos domingos, está aberta das 07h às 17h.

Boates em BH para se divertir à noite toda

Além dos bares e restaurantes, as casas noturnas e boates de BH também são destino de turistas e de moradores em busca de música e diversão nas noites da capital.

Selecionamentos algumas das boates mais frequentadas em Belo Horizonte, com estilos e propostas que buscam agradar a vários tipos de público. Se você curte música eletrônica, pop, rock, sertanejo ou até músicas latinas, vai encontrar a opção ideal para aproveitar a noite em BH. Confira:

Jack Rock Bar

Marcos Bellusci/Divulgação
(foto: Marcos Bellusci/Divulgação )


A casa recebe diversas bandas do cenário nacional para shows, em homenagem aos grandes nomes do rock mundial. Ainda conta com mesa de sinuca, ambiente totalmente temático e cardápio com drinks, comidas e sushi.

Endereço: Avenida do Contorno, 5623 - Funcionários, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: De quarta a sábado, a casa funciona das 21h às 04h. Aos domingos e segundas, está aberta das 19h às 04h.
Preços: os valores da entrada variam de acordo com a programação da casa.

Jângal

Andre Hauck/Esp.EM. Brasil
(foto: Andre Hauck/Esp.EM. Brasil)


A proposta do Jângal é proporcionar ao público a sensação de estar no jardim de casa. Além da música ao vivo, o destaque fica para a extensa carta de drinks, que são trocados ou reformulados periodicamente.

Endereço: Rua Outono 523 - Cruzeiro, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 18h às 01h. No sábado, a casa funciona das 14h às 01h30. No domingo, de 14h às 22h.
Preços: os valores da entrada variam de acordo com a programação da casa.

dDuck

Divulgação
(foto: Divulgação)


Voltada para o público LGBT, a dDuck é uma das boates mais frequentadas na região da Savassi. Cada dia da semana conta com uma programação diferente, passando pela música pop, eletrônica, funk e até o karaokê, onde o público da casa pode cantar as músicas escolhidas para o repertório da noite.

Endereço: Rua Pernambuco, 1316 - Savassi, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: de quarta a sábado, das 23h30 às 05h30.
Preços: os valores da entrada variam de acordo com a programação da casa.

Distrital

 Vinicius Nunes Rade/Cria Cultura/Divulgacao
(foto: Vinicius Nunes Rade/Cria Cultura/Divulgacao )


O Espaço Distrital fica dentro do Mercado Distrital do Cruzeiro. O espaço reúne bares, restaurantes e também recebe festas, shows e eventos culturais variados.

Endereço: Rua Opala, s/n - Cruzeiro, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: O horário de funcionamento varia de acordo com os eventos. 
Preços: os valores da entrada variam de acordo com a programação da casa.

Beb’s Bar

Com 5 unidades espalhadas por Belo Horizonte, o Beb’s é um bar musical com ótimos drinks, petiscos, DJ’s e música sertaneja ao vivo. Há ainda a unidade Bebs Rock Bar, com shows de rock variados e decoração inspirada no estilo musical.

Horário de funcionamento das unidades: às terças, sextas e sábados, das 18h às 02h. Quartas e quintas, das 18h à 01h. Aos domingos, das 17h às 23h30.
Preços: os valores da entrada variam de acordo com a programação da casa.
Beb’s Buritis
Endereço: Avenida Professor Mário Werneck, 1973 - Buritis, Belo Horizonte - MG
Observação: Permite a entrada de crianças e possui playground.
Beb’s Contorno
Endereço: Avenida do Contorno, 5671 - Savassi, Belo Horizonte - MG
Beb’s Fleming
Endereço: Avenida Fleming, 211 - Ouro Preto, Belo Horizonte - MG
Beb’s Raja
Endereço: Avenida Raja Gabaglia, 4811 - Santa Lúcia, Belo Horizonte - MG
Beb’s Rock
Endereço: Rua Levindo Lopes, 303 - Savassi, Belo Horizonte - MG

A Autêntica

Divulgação
(foto: Divulgação)


Durante o dia, a Autêntica funciona como um restaurante temático. À noite, o local se transforma em uma casa de shows, recebendo artistas e bandas independentes do Brasil e de outras partes do mundo. 

Endereço: Rua Alagoas, 1172 - Savassi, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: Terça, quinta, sexta e sábado, das 22h às 03h.
Preços: os valores da entrada variam de acordo com a programação da casa.

Paco Pigalle

O Paco Pigalle é uma casa focada nos estilos alternativos de música e dança – principalmente nos ritmos latinos, como a salsa e o merengue.

Endereço: Av. do Contorno, 2314 - Floresta, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: sexta e sábado, das 22h às 05h. Aos domingos, das 00h às 05h.
Preços: os valores da entrada variam de acordo com a programação da casa.

Laicos

Leandro Couri/EM/D.A Press
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)


O Laicos é uma mistura entre Pub e Club, com ambiente descontraído, comidinhas, drinks e cerveja barata. O menu é bastante variado e a animação da casa fica por conta de DJ’s, que tocam ritmos variados de acordo com o tema da noite.

Endereço: Rua Ceará, 1580 - Savassi, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h30 às 14h30.
Segunda à sábado, das 17h30 às 02h.
Preços: A casa não cobra valor de entrada.
 

Curta BH economizando nas passagens aéreas

 
Atento à paixão dos brasileiros por viajar, o Portal Uai lança sua nova plataforma de pesquisa e compra de passagens aéreas por milhas, o Uai Milhas, garantindo preços até 50% mais baratos em destinos nacionais e internacionais em relação aos valores encontrados no mercado.
 
A plataforma conta com a credibilidade do maior portal de notícias e entretenimento de Minas Gerais e busca facilitar a vida de todos que querem planejar uma viagem com economia, praticidade e segurança.
 
https://skymilhas.com.br/#/?utm_source=portaluai.com.br&utm_medium=referral&utm_campaign=afiliado&redirect=uai" target="blank">Conheça o Uai Milhas e encontre passagens aéreas para viajar a lazer ou a trabalho. Aproveite para pesquisar e comparar preços acessando a plataforma de qualquer lugar.