Professor remove maquiagem de alunas com toalha e gera polêmica; veja o vídeo

Com um balde d'água ao lado, o funcionário repete o procedimento com várias estudantes

por Rafael Carelli* 18/09/2019 20:15

sina.com
(foto: sina.com)
Um professor da província chinesa de Guizhou, no sudeste do país, provocou polêmica ao aparecer em um vídeo removendo a maquiagem de estudantes com uma toalha. O nome da escola não foi divulgado, para preservar a segurança das alunas.

 

No vídeo, produzido pela rede chinesa Jiangsu Television, o funcionário aparece molhando a toalha em um balde d'água e passando com força no rosto das estudantes, que formam uma fila. Ele faz isso repetidamente, e não parece se importar com a reação das alunas.

 

 

Em alguns momentos, é possível ver que o homem que está filmando toda a ação aponta para algumas estudantes. Ele denuncia as alunas que tentam passar despercebidas pelo processo. Algumas das meninas que estão na fila parecem chorar antes da 'limpeza'.

 

Segundo o site South China Morning Post, o colégio considerou o comportamento dos estudantes pode ser 'extremo', o que leva a ações deste tipo.

 

"Cerca de 80% dos estudantes do colégio vêm de famílias que os abandonam. Por causa dessa falta de educação e companhia em casa, os alunos podem adotar comportamento radical na estética e nos valores individuais", contou um representante da escola.

 

O mesmo funcionário do colégio admitiu que a ação não foi 'apropriada', mas que o colégio agiu assim para mostrar aos estudantes um senso de responsabilidade. Ele afirmou, ainda, que a instituição já havia tentado proibir o uso de maquiagens por diversas vezes, sem sucesso.

 

O vídeo gerou polêmica no Weibo, uma rede social similar ao Twitter utilizada na China. Um usuário disse que a situação expôs a dignidade das alunas. Outro internauta apontou que o fato de um professor estar tocando as alunas poderia representar um assédio sexual.