STJ toma decisão sobre investigação do acidente aéreo de Marília Mendonça

Tribunal determinou que Justiça Estadual de Minas Gerais será responsável para análise das causas da queda

Montagem
STJ toma decisão sobre investigação do acidente aéreo de Marília Mendonça (foto: Montagem)
 

O Superior Tribunal de Justiça decidiu que a investigação do trágico acidente aéreo que vitimou Marília Mendonça e outras quatro pessoas em novembro do ano passado, ficará a cargo da Justiça Estadual de Minas Gerais. Até então, havia dúvida se a escala deveria ser Federal, no entanto, o ministro relator do STJ, Antonio Saldanha Palheiro, determinou que até que se tenha novos elementos passíveis de mudança, a Polícia Civil de Minas Gerais será a encarregada por apurar as causas da queda.



No dia 5 de maio, completam 6 meses do acidente fatal, que vitimou a cantora sertaneja de 26 anos, em Caratinga, na Região do Rio Doce. Antes do ministro da Terceira Seção houve o conflito negativo de competência quando nenhuma das duas esferas, Federal e Estadual, se consideram competentes para a apuração.

A decisão foi pautada ainda no fato de que não houve, até o momento, lesão a bens, serviços ou interesses da União. No entanto, caso surja indícios que prove o contrário, a esfera pode passar a ser Federal.

 

“Não se deve perder de vista que, no inquérito policial, a competência é estabelecida considerando os indícios colhidos até a instauração do incidente, sendo possível que, no curso da investigação, surjam novos elementos que indiquem a necessidade de modificação da competência”, afirmou o ministro relator do Superior Tribunal de Justiça, Antonio Saldanha Palheiro.

O piloto Geraldo Medeiros, o copiloto Tarciso Viana, o produtor Henrique Ribeiro e o tio e assessor de cantora, Abicieli Silveira Dias Filho também morreram na queda. A causa da morte de todos que viajavam, inclusive da cantora, foi politraumatismo. Vale lembrar que as investigações estão sendo divididas em duas possibilidades: a colisão com a linha de distribuição da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) ou ainda, pane dos motores.

A Polícia Civil de Minas Gerais já confirmou a decisão do STJ, que se tornou pública na última segunda-feira (02) e declarou que "tão logo receba os autos do Poder Judiciário dará continuidade às investigações". 

MAIS SOBRE MUSICA/SERTANEJA