26 anos sem Mamonas Assassinas: Relembre fatos e curiosidades

Banda vivia auge da trajetória quando foi vítima de um dos desastres aéreos mais chocantes da história

Divulgação
Dinho, Bento Hinoto, Samuel Reoli, Júlio Rasec e Sérgio Reoli: os Mamonas Assassinas (foto: Divulgação)
 

No dia 02 de março de 1996, o Brasil se despedia de um dos maiores fenômenos da história da música brasileira: os Mamonas Assassinas. A banda formada por Dinho, Bento Hinoto, Samuel Reoli, Júlio Rasec e Sérgio Reoli foi vítima de um trágico acidente aéreo na serra da cantareira.

 

Apesar da curta carreira, a banda deixou uma legião de milhões de fãs. Só ao velório dos músicos, mais de 65 mil pessoas se fizeram presentes, além da cerimônia ter sido televisionada em rede aberta. Relembre agora algumas curiosidades envolvendo uma das maiores bandas da história da música nacional:

Um disco e muitos Hits

Os grandes sucessos dos Mamonas, como Pelados em Santos, Robocop Gay, 1406, Vira-Vira e Sabão Cracá, são oriundos do mesmo disco. O Homônimo Mamonas Assassinas, de 1995, foi produzido por Rick Bonadio, atualmente, um dos maiores produtores musicais do país.

 

Muitas das canções já estavam presentes na fita-demo gravada um ano antes, também com produção de Rick Bonadio, o Creuzebeck, citado em várias músicas por Dinho. A fita seria mostrada para várias gravadoras, no intuito de alavancar o projeto.

 

O disco foi um sucesso e um dos mais vendidos dos anos 90. Entrou para a história como um dos mais comercializados de todos os tempos, com aproximadamente 2.468.000 de cópias vendidas. Fora do Brasil, foram mais 20 mil vendidas em Portugal.

As coincidências envolvendo os Mamonas e a aviação

Um fato curioso é que no encarte do disco Mamonas Assassinas, a banda usa muito bom humor ao citar Santos Dumont, inventor do avião. No texto, eles agradecem a Dumont “Por ter inventado o avião, senão a gente ainda tava indo mixar o disco a pé”. O trabalho foi todo produzido nos Estados Unidos.

Reprodução/Facebook
Encarte do disco dos Mamonas Assassinas (foto: Reprodução/Facebook)

Os Mamonas Assassinas surgem de uma outra banda com os mesmos integrantes, a Utopia. Esta, por sua vez, tinha um outro nome no fim dos anos 80, quando Sérgio, Bento e Samuel se juntaram para tocar: Ponte Aérea.

Mamonas Assassinas e as homenagens

26 anos após a tragédia, a dor da perda ainda é intensa para fãs e, principalmente, para quem conheceu e conviveu com os Mamonas. A fotógrafa Valéria Zoppello, ex-namorada de Dinho, prestou uma homenagem em suas redes sociais.

“26 anos de saudades. Amor Eterno. LUZ e Amor”, escreveu Valéria. Nas redes, alguns artistas e outras personalidades homenagearam a banda. “Essa inacreditável banda de atores/comediantes/músicos segue ocupando um lugar muito especial em nossos corações”, disse Paulo Ricardo. Fãs também relembraram alguns momentos marcantes da banda. Confira:

 

 

 

 

 

MAIS SOBRE MUSICA