Tory Lanez plagiou Madonna e George Michael? Novo disco gera polêmica

Álbum, intitulado Alone At Prom, faz várias referências a 'vibe' dos anos 80 e se inspira (até demais) em clássicos

Reprodução/Instagram
Tory Lanez (foto: Reprodução/Instagram)
 

Recentemente, o rapper canadense Tory Lanez trouxe ao mundo seu novo disco: Alone At Prom . Cheio de referências aos anos 80, o álbum é dançante e mais melódico do que o trap mais 'pesado' feito em outros momentos pelo artista. O problema é que o cantor pode ter se inspirado até demais em alguns clássicos de artistas como George Michael e Madonna .

Entre as 12 faixas de Alone At Prom, algumas são bem parecidas com clássicos dos anos 80, como a primeira do disco, intitulada Enchanted Waterfall . O refrão é claramente baseado na melodia do clássico hit Careless Whisper , de George Michael.

 

Além disso, a música Pluto’s Last Comet usa a mesma base do sucesso Into The Groove , de Madonna. Outra música que faz uso de uma melodia já conhecida do grande público é Last Kiss Of Nebulon , última do disco de Lanez. Esta, usa a mesma base de Easy Lover , de Phil Collins e Philip Bailey. Tudo isso foi muito bem observado e comparado por Felipe Vassão, produtor musical brasileiro. Confira:

De acordo com Felipe e com o que foi apurado pelo portal, nenhum dos autores destas músicas que serviram como base para as canções de Tory foi creditado no álbum. Aliás, nem os próprios beatmakers de Lanez aparecem na ficha técnica do disco.

 

Relembre o Fake Amor de Melody

Algo parecido aconteceu há pouco no Brasil. A jovem MC Melody, agenciada pelo pai, MC Belinho, lançou uma música intitulada Fake Amor , que faz referência a Faking Love , de Anitta . Por ter usado o fonograma que pertence a Warner Music, gravadora de Anitta, a música foi automaticamente tirada do ar.

 

Anitta, em seu twitter, deu mais detalhes sobre a história e criticou o pai da jovem : "A autorização deve ser enviada formalmente (não pelo Twitter) para essas 11 pessoas (eu liberar a minha parte não significa que as outras pessoas vão liberar). E não tem como liberar algo do qual não se tem conhecimento. Então, pai da Melody, ADOREI a versão, achei divertida a estratégia de marketing pra bombar com meu nome e me forçar a autorizar (achei meio pânico na TV com a sandália da humildade) mas a burocracia infelizmente (ou felizmente) ainda deve Ser respeitada. Para proteger o direito dos artistas e suas criações", pontuou a cantora.

MAIS SOBRE MUSICA