Música de Jorge Ben Jor é única brasileira na lista de melhores da história

Ponta de Lança Africano (Umbabarauma), aparece em 351º lugar em lista liderada por Respect, na versão de Aretha Franklin

Divulgação
Jorge Ben Jor é o único brasileiro na seleção da Rolling Stone (foto: Divulgação)

Quase duas décadas depois de lançar a lista das 500 melhores músicas de todos os tempos, da revista Rolling Stone atualizou seu famoso ranking.
Para fazer a nova seleção, a publicação norte-americana convocou mais de 250 artistas, músicos e produtores, além de críticos e jornalistas da indústria musical.

"Cada um enviou uma lista com um ranking de suas 50 músicas favoritas de todos os tempos, e tabulamos os resultados", explicou a publicação. 

Das 500 novas músicas selecionadas, há apenas uma brasileira. Ponta de lança africano (Umbabarauma), lançada em 1976 por Jorge Ben Jor, aparece como a 351ª colocada. A música é a primeira faixa do álbum África Brasil.

A influente revista musical classificou o cantor e compositor como “um artista versátil” e destacou que ele “combinou sem esforço bossa nova e samba com rock e funk”.

A maior parte das canções são em inglês, sendo a maioria delas lançada nos Estados Unidos.
 
Segundo a publicação, mais da metade — 254 ao todo —não estavam presentes na lista original, publicada em 2004, incluindo um terço das 100 primeiras.

A grande campeã do ranking é Respect (1967), composição de Otis Redding na voz da rainha do soul Aretha Franklin, retirando o clássico Like a Rolling Stone (1965), de Bob Dylan, do topo.

As 10 primeiras colocações são completadas por: Fight the power (1989), do Public Enemy, na segunda posição; A change is gonna come (1964), de Sam Cooke, em terceiro lugar; o citado sucesso de Bob Dylan, na quarta posição; e Smells like teen spirit (1991), do Nirvana, em quinto lugar; What's going on (1971), do Marvin Gaye, na sexta posição;  Strawberry fields forever (1967), dos The Beatles, em sexto lugar; e Get ur freak on (2001), do Missy Elliott, na oitava posição; Dreams (1977), do Fleetwood Mac, em novo lugar; e Hey ya! (2003), de Outkast, na décima posição. 
Ouça, abaixo, a canção Ponta de lança africano (Umbabarauma) de Jorge Ben Jor.

MAIS SOBRE MUSICA