Mamma Mia! Grupo sueco ABBA lança nova aventura musical 40 anos depois

Banda colocou seu último disco no mercado em 1982 e agora deve lançar material novo

Estadão Conteúdo 02/09/2021 09:48
None
Quarenta anos depois de seu último álbum de estúdio, a lendária banda de pop sueca ABBA anunciará, nesta quinta-feira (2/9), em Londres, uma nova aventura, que poderia incluir o lançamento de canções inéditas e um espetáculo com hologramas de seus membros, agora septuagenários.


Também publicou vídeos misteriosos, que incluem um clipe da versão a piano de "Dancing Queen". E prometeram uma "livestream histórica" às 17h45 (hora do Reino Unido, 13h45 no Brasil).

Nesse horário, a gravadora Polydor organiza um evento com a imprensa em Londres para revelar "várias surpresas", cujos detalhes os organizadores não quiseram adiantar, limitando-se a afirmar que "valerão a pena".

Segundo alguns veículos, haverá outro evento no Central Park de Nova York.
"Abba-tares"

De acordo com o jornal sensacionalista britânico The Sun, o grupo vai anunciar novas canções e uma série de espetáculos, que celebrarão clássicos por meio de hologramas: canções como "Dancing Queen", "Money, Money, Money" e "Waterloo" seriam interpretadas pelos "Abba-tares", ou seja, avatares dos membros do grupo quando eram jovens.

O espetáculo poderá ser visto a partir de maio do ano que vem em um teatro de Londres, segundo o jornal.

Os quatro membros do ABBA superam agora os 70 anos: Anni-Frid Lyngstad tem 75, Agnetha Fältskog 71, Björn Ulvaeus 76 e Benny Andersson 74.

O sueco Carl Magnus Palm, especialista no grupo, afirmou em declarações à AFP nesta quinta-feira que a criação desses avatares digitais atrasou seu retorno.

"Tiveram problemas tecnológicos, não saiu como esperavam. Estavam prontos para isso há um ano, mas então veio a pandemia", destacou.

Em sua opinião, ABBA recorreu a uma "tecnologia muito avançada", portanto seus hologramas terão um aspecto realista.

"Os membros reais do ABBA não vão estar lá, mas acredito que haverá músicos ao vivo tocando junto com o 'ABBA digital' e serão vistos como as versões jovens de si mesmos. Como se viam em 1979", afirmou.

Desde seu último álbum de estúdio em 1981 e sua dissolução em 1982, o lendário grupo de pop sueco com dezenas de milhões de discos vendidos não publicou nenhum material novo.

Sua separação quebrou o coração de incontáveis fãs, cuja chama nunca se apagou: seu álbum de grandes sucessos publicado em 1992, "ABBA Gold", se tornou um dos discos mais vendidos do mundo.

Depois, o musical "Mamma Mia" e os filmes baseados nele - protagonizados por Meryl Streep e Colin Firth - atraíram novos seguidores que sequer eram nascidos durante seus anos de glória na década de 1970.

Em 27 de abril de 2018, os membros do grupo anunciaram que haviam voltado ao estúdio pela primeira vez em quase quatro décadas. Gravaram duas músicas: "I Still Have Faith in You" e "Don't Shut Me Down".

Mas a promessa de publicar novos títulos foi sendo adiada e, com a chegada da pandemia de COVID-19, a festa foi por água abaixo.

MAIS SOBRE MUSICA