Márcio Borges comanda viagem afetiva às memórias do Clube da Esquina

Estreia hoje o programa on-line 'Centenas e dezenas', com Lô Borges. Episódios terão Tavinho Moura, Murilo Antunes Nivaldo Ornelas e dicas culinárias

Daniel Barbosa - Especial para o EM 31/07/2021 04:00
Isabel Borges/divulgação
Em seu programa, Márcio Borges relembra os tempos do Clube da Esquina e da BH dos anos 1970 (foto: Isabel Borges/divulgação)
Às voltas com o frio de três graus em Visconde de Mauá (RJ), na Serra da Mantiqueira, onde mora, o escritor e compositor Márcio Borges – um dos pilares do Clube da Esquina – anuncia a estreia de seu programa on-line de entrevistas. “Centenas & dezenas” será transmitido neste sábado (31/07), às 18h, pelo canal do Bar do Museu Clube da Esquina no YouTube.

O projeto chega com formatação predeterminada: além da estreia hoje, com a presença de Lô Borges, irmão e parceiro de Márcio, estão previstos outros dois episódios, em 15 de agosto e 19 de setembro.


O programa não se resumirá à entrevista com o convidado – há espaço para números musicais e um quadro dedicado à gastronomia. O “Sabores da música” será apresentado por chefs, que vão ensinar o preparo, passo a passo, de receitas que ficarão disponíveis no site do Bar do Museu Clube da Esquina após a exibição de “Centenas & dezenas”.

A reboque desse quadro, serão sorteados fogões a lenha ecológicos e kits de cervejas artesanais. Cada R$ 50 em compras no Bar do Museu Clube da Esquina ou na loja virtual do estabelecimento será transformado em cupom. O regulamento pode ser conferido no site da casa https://bardomuseuclubedaesquina.com.br/o-bar/). O sorteio, ao vivo, ocorrerá em 15 de agosto, às 18h, pelo Instagram (@bardomuseuclubedaesquina).

Márcio adianta que o programa de estreia, com Lô Borges, e o que será levado ao ar em setembro, tendo Tavinho Moura como convidado, têm o mesmo formato, ancorados, principalmente, nas entrevistas.

Já o “Centenas & dezenas” de agosto – o título alude às centenas de composições feitas com dezenas de parceiros, conforme explica Márcio – traz proposta diferente: uma turnê virtual por Belo Horizonte, realizada pelo compositor na companhia de parceiros como Murilo Antunes e Nivaldo Ornelas, para falar de locais que tiveram grande importância na vida dos artistas do Clube da Esquina na década de 1970.

“Para o primeiro programa, chamei o Lô. Vou mostrar a entrevista que gravamos, com ele tocando algumas músicas ao violão e a gente falando de assuntos diversos”, adianta. Os episódios são gravados – e não ao vivo –, porque não se pode confiar na conexão de internet da região montanhosa de Visconde de Mauá, explica Márcio Borges.

“Tem uma parte interativa, a do quadro gastronômico, que na primeira edição vai ser com a chef Eugênia Procópio, proprietária da Momo Confeitaria, onde nossa mãe, dona Maricota, costumava encomendar torta de nozes. Vou tentar entrar, na medida do possível, porque a internet aqui é muito ruim. Se não der, já tem o programa muito bem-feito, muito bem-acabado”, diz.

Ao comentar o segundo programa, Márcio destaca que Belo Horizonte é “personagem” central em sua história como compositor – foi onde começou, onde descobriu a música e estabeleceu os principais parceiros – e por isso chamou os amigos para falar da capital.

MALETTA

“Tem uma música que fiz com o Lô, chamada ‘Luzes da cidade’, que é o fio condutor desse segundo programa. Falamos de pontos que fazem parte da nossa história, a Avenida Afonso Pena, a Augusto de Lima, o Edifício Maletta. Murilo Antunes, um dos convidados, recita o poema maravilhoso que fez para BH, no clipe fantástico que ele nos enviou. O Nivaldo Ornelas também participa, com muita história pra contar. Afinal, ele é o fundador da Boate Berimbau, onde o Milton (Nascimento) tocou como instrumentista no início da carreira. O segundo programa é uma geografia sentimental, homenageando a cidade e meus parceiros”, detalha.

Sobre o convidado do terceiro e último episódio de “Centenas & dezenas”, Márcio revela que Tavinho Moura é o amigo e parceiro que conhece há mais tempo, desde a adolescência. “Nossa conversa é, na verdade, homenagem à nossa juventude. É uma viagem sentimental pelo tempo. Vamos falar de música, de andanças, de cozinha, das comidinhas que a gente gostava de comer na Cantina do Lucas e das comidas que minha mãe preparava.”

 O quadro “Sabores da música”, presente nos três episódios, começa pela sobremesa, com a torta de nozes da Momo Confeitaria. “No segundo programa, a gente terá a presença do chef Cardoso, da Cantina do Lucas, que vai preparar a receita do dia, o filé à cubana, o prato predileto dos compositores mineiros durante as noitadas no Maletta. No terceiro, a gente tem a chef Ana Beatriz Brito preparando a bacalhoada com couve, receita passada por nossa avó paterna para a nossa mãe e que já está na quarta geração da família Borges”, revela.

“A ideia é fazer uma coisa simples e despojada”, diz Márcio, ressaltando que a intenção é de que “Centenas & dezenas” seja “um programa de variedades, com princípio, meio e fim, com entrevista, clipes e histórias”.

“CENTENAS & DEZENAS”
Programa on-line de entrevistas conduzido por Márcio Borges. Estreia neste sábado (31/07), com a presença de Lô Borges, às 18h, no canal do Bar do Museu Clube da Esquina no

MAIS SOBRE MUSICA