'K-pop Evolution': YouTube lança documentário sobre o gênero musical

Em uma série de oito capítulos, vídeos mostram a evolução da industria do entretenimento sul coreana; fãs comemoram aparição de idols. confira

Ana Raquel Lelles* 31/03/2021 11:37
Reprodução
Fãs comemoram a participação dos idols no documentário (foto: Reprodução)
Você sabe como o k-pop surgiu e como se tornou esse fenômeno mundial? Essas e outras perguntas são respondidas no documentário 'K-pop Evolution', produzida pelo YouTube Originals. A série de oitos vídeos, lançados nesta quarta-feira (31/03), conta a trajetória de sucesso da industria do entretenimento sul coreana em forma de 'linha do tempo'.

Como o nome já sugere, o programa mostra a evolução do gênero musical: mostra o passado, o presente e um provável futuro do fenômeno. Para isso, o documentário conta com trabalhadores da área, incluindo idols como Baekhyun, BoA, Danny Im, Doyoung, Han Seung Yeon, Ha:tfelt (Yeeun), Hui, Jinho, Joon Park, Kang Daniel, KANGTA, Kino, LEETEUK, Sandara Park, Seulgi, TAEMIN, Taeyong, Tony An e outros.

O primeiro episódio, 'O nascimento do K-pop', é gratuito e está disponível no canal oficial do “YouTube Originals”. Os outros sete vídeos, que completam a narrativa do documentário, são exclusivos para assinantes do YouTube Premium, que é a plataforma de streamings dentro do site.

Veja o primeiro episódio:

Fãs

Como foi dito pela idol Kang Seulgi, do grupo Red Velvet, os fãs de kpop são apaixonados! E a resposta do público ao documentário “K-pop Evolution” está sendo positiva.


"Seulgi diz que os fãs são apaixonados", escreveu uma fã. 

Em menos de uma hora desde a estreia, a série teve mais de 22.598 visualizações e  3,1 mil curtidas. Nos comentários do vídeo, que somam mais de 700, fãs elogiam a produção e a fala dos idols. Já nas redes sociais, como o Twitter, os internautas comemoram a aparição dos seus artistas preferidos.  

Veja comentários:


"Estou tão orgulhosa de ser parte da evolução do k-pop. Documentário com o Kang Daniel", escrevu uma internauta.


"Kang Daniel dominando o mundo", comentou uma fã sobre o comentário.


"Sim. Exatamente. BoA deu luz ao k-pop", tuitou uma fã com prints do documentário.

"Primeira vista do NTC no documentário Kpop Evolution"


Fã posta frases da idol Ha:tfelt sobre o treinamento no k-pop:
"Para os fãs e o público, eu quero que eles pensem mais sobre os direitos básicos de felicidade dos artitas que amam. Idols são pessoas também". "E para as agências, eu queria que eles fossem tratados com mais humanidade"

"Sinto o mesmo, Dara", escreveu uma fã sobre a fala da idol Dara. "Era uma guerra, ao mesmo tempo uma festa. Foi uma era de ouro para os grupos idols. Eu sinto falta de 2009", disse a artista no documentário.


"O rei Taemin diz que k-pop é mais do que uma música. É uma arte".

Conheça grupos de k-pops:

Conheça solistas de k-pop:



*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra

MAIS SOBRE MUSICA