BTS se posiciona sobre racismo e ataques direcionados a asiáticos nos EUA

Grupo de k-pop publicou nota repudiando violência e reforçando a união

Divulgação
O grupo de k-pop BTS (foto: Divulgação)
Nesta terça (30/3), o grupo de k-pop BTS se pronunciou contra o racismo e os ataques a pessoas de origens asiáticas que vêm acontecendo durante a pandemia, nos EUA. Em uma declaração publicada no Twitter, o grupo que possui uma legião de fãs no mundo todo disse: “Todos nós temos o direito de ser respeitados”.

"Enviamos nossas mais profundas condolências àqueles que perderam seus entes queridos. Sentimos tristeza e raiva. Relembramos os momentos em que enfrentamos discriminação por sermos asiáticos", diz o texto, que foi publicado em inglês e coreano.

"Aguentamos xingamentos sem motivo e fomos ridicularizados por nossa aparência. Fomos questionados até mesmo sobre o porquê de os asiáticos falarem em inglês [...] Essas experiências foram suficientes para nos fazer sentir impotentes e acabar com a nossa autoestima".

O texto ainda diz que os membros pensaram e refletiram antes de se posicionarem sobre o assunto: "O que está acontecendo agora não pode ser dissociado de nossa identidade como asiáticos. Levou um tempo considerável para discutirmos isso com cuidado e refletirmos profundamente sobre como deveríamos expressar nossa mensagem".

"Mas o que a nossa voz quer transmitir é claro: Nós somos contra a discriminação. Nós repudiamos a violência [...] Estaremos juntos", concluiu. Confira a publicação original abaixo:
 

No último dia 20, houve um protesto em decorrência de um tiroteio que ocorreu no dia 16 de março, em Atlanta, nos Estados Unidos. O crime, cometido por um homem branco, deixou oito mortos, sendo seis mulheres de origem asiática.

MAIS SOBRE MUSICA