Depois de fazer sucesso com singles, Rosa Neon lança primeiro álbum

Formado por Mariana Cavanellas, Marina Sena, Marcelo Tofani e Luiz Gabriel Lopes, coletivo mineiro faz homenagem aos Doces Bárbaros na capa de seu álbum

Pedro Galvão 05/09/2019 07:00
Mariana Martins/divulgação
Com seus clipes, a banda mineira Rosa Neon tem se destacado no cenário pop (foto: Mariana Martins/divulgação)

Em apenas 10 meses, foram oito singles, vários shows, incluindo turnê em Portugal e na Alemanha, milhares de likes, compartilhamentos e visualizações. Se o que faltava para consolidar o sucesso meteórico do grupo Rosa Neon era um álbum, ele será lançado nesta quinta-feira (5), nas plataformas digitais, e no próximo mês, em vinil.

Rosa Neon traz 10 faixas, sendo duas inéditas, além de oito singles, previamente lançados e responsáveis por projetar a união de Mariana Cavanellas, Marina Sena, Marcelo Tofani e Luiz Gabriel Lopes à principal prateleira de novidades do pop nacional em 2019.

Com um clipe mensal divulgado desde novembro, o público se afeiçoou e até se apaixonou pela batida rebolante acompanhada de letras sobre calor, verão, sedução e relacionamentos amorosos igualmente aquecidos.
 
Lançamento virtual independente, o disco traz os hits Ombrim, Vai devagar e Fala lá pra ela, além das já lançadas Estrela do mar, Brilho do leão, Pirraça, Embalagem e Picolé. As novidades são Cê não tem dó de mim, a única acústica, que ganhará clipe nesta quinta-feira, e Rosa Neon. Ao comentar essa faixa, Marcelo Tofani diz: “Foi ela que fez a gente cantar juntos pela primeira vez e se apaixonar”.

Os quatro integrantes, que mantinham carreiras paralelas, juntaram-se no ano passado, “com bagagens particulares e a vontade de falar sobre a mesma coisa”, destaca Mariana Cavanellas. De acordo com a cantora, “tudo foi lapidado com o máximo de cuidado. Junto, o grupo passa esse clima de leveza e de Brasil em suas músicas”. Apesar de ter se formado em Minas Gerais, o repertório fala sobre praia, mar e calor, mesclando ritmos contemporâneos de outras regiões do Brasil.

Marcelo Tofani explica que Rosa Neon não pertence a um só lugar. “Estamos sempre viajando, então funcionamos em temporada. Ombrim é uma canção que a Marina Sena fez em Taiobeiras (Norte de Minas), onde ela nasceu. Depois, gravamos em São Paulo, fizemos o clipe no Rio e masterizamos em Miami”, diz ele.
 

“Não existe um porto seguro para o Rosa. A gente é mineiro, com muito orgulho, mas nossa música não é, necessariamente, um compromisso em ser regional, embora mostre que mineiro também pode fazer música pop universal”, afirma Tofani.

O álbum vem sendo criado desde que os clipes começaram a ser divulgados. “Apesar de termos lançado uma por uma, as faixas fazem muito sentido enquanto álbum completo. Surgiu a chance de lançar em vinil, então montamos com duas inéditas”, diz o vocalista. O disco sairá pelo selo Vinyl Land.

No entanto, Tofani deixa claro que a proposta musical não se separa dos coloridíssimos e ensolarados videoclipes. “Somos quatro integrantes, mas há uma equipe de pelo menos 10 pessoas, envolvendo produção musical e audiovisual. Elas são a chave do Rosa. Desde o início, metemos banca de não ser apenas uma banda, mas um coletivo audiovisual. Todas as nossas músicas têm muito a ver com clipe. Não faria sentido lançar todas elas e os vídeos só depois. Hoje em dia, são muitas informações e as pessoas querem coisa nova todos os dias”, argumenta Tofani, destacando o trabalho de Vito Soares e Belle de Melo, responsáveis pela direção dos clipes.

A capa faz clara referência ao álbum Doces Bárbaros (1976), que reuniu Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia. “Queríamos enaltecer Doces Bárbaros como referência direta, mas com estética fotográfica diferente, pensando na questão do tempo”, aponta Mariana Cavanellas ao comentar a imagem estampada na capa.

None
ROSA NEON
. 10 faixas
. Independente
. Disponível nas plataformas digitais

MAIS SOBRE MUSICA