'Amigos' levam 20 mil pessoas à Esplanada do Mineirão

Durante três horas, plateia cantou os sucessos dos sertanejos Zezé di Camargo, Luciano, Chitãozinho, Xororó e Leonardo

por Helvécio Carlos 23/07/2019 08:57

Helvécio Carlos/EM/D.A.Press
(foto: Helvécio Carlos/EM/D.A.Press)

A cena foi, no mínimo, curiosa. No meio da multidão, o homem de seus 40 e tantos anos, sozinho, ajoelhado e com as mãos erguidas ao céu, cantava a plenos pulmões os versos de Evidências (“E nessa loucura/ De dizer que não te quero/ Vou negando as aparências/ Disfarçando as evidências”). Antes mesmo de terminar a “oração”, ele saiu em disparada para tentar, quem sabe, um espaço mais próximo aos ídolos Leonardo, Chitãozinho, Xororó, Zezé di Camargo e Luciano. Os sertanejos abriram a turnê Amigos 20 anos, sábado, na Esplanada do Mineirão. O fã exaltado não foi único. A cada uma das 38 canções, a plateia se comovia com aquela grande celebração da música sertaneja.

Com meia hora de atraso para o início do show, o cronômetro no telão aumentou a ansiedade do público, que acompanhava tudo ao som de trechos de canções de Roberto Carlos (Amigo), Milton Nascimento (Canção da América) e Renato Teixeira (Amizade sincera). Leonardo, Chitãozinho, Xororó, Zezé di Camargo e Luciano surpreenderam os fãs ao entrarem em cena por um elevador. Juntos, cantaram Disparada, Sinônimos, Pense em mim e É o amor. Dali em diante, a formação dos músicos em cena variou de acordo com a música.

As poucas intervenções dos Amigos ao longo do show serviam para convocar o público a algumas interações. Em Galopeira, por exemplo, Chitãozinho e Xororó incentivaram a plateia a caprichar no gogó naquele trecho que exige fôlego. Os fãs não fizeram feio. Por um minuto, cravado, acompanharam a dupla. Leandro, irmão de Leonardo, que morreu há 21 anos, foi lembrado com Mano, interpretada por todos. Segundo a produção, 20 mil pessoas assistiram à estreia da turnê, que segue para São Paulo (7 de setembro), Porto Alegre (23 de novembro) e Rio de Janeiro (14 de dezembro).




Repertório

Disparada

Sinônimos/ Pense em mim/ É o amor

Nascemos para cantar

Pode ser pra valer

Entre tapas e beijos

Sonho de amor

Rumo a Goiânia

Fio de cabelo

Eu juro

Não aprendi dizer adeus

A ferro e fogo

Brincar de ser feliz

Sem medo de ser feliz

No dia que saí de casa

Toma juízo/ Preciso ser amado

Alô

Páginas de amigos

Talismã

Saudade de minha terra

Nuvem de lágrimas

Temporal de amor

60 dias apaixonado

Vá pro inferno/Galopeira

Cumade e cumpade

Flores em vida

Estrada da vida

Pra não pensar em você

Pra mudar minha vida

Se Deus me ouvisse

Mano

Um sonhador/ Não olhe assim

Desculpe mas eu vou chorar

Pão de mel

Você vai ver

Evidências

Cerveja

Festa de rodeio/ Bailão de peão/ Mexe mexe

Canção da amizade

MAIS SOBRE MUSICA