Lagum manda o disco Coisas da geração para as plataformas digitais

Banda mineira mescla reggae, pop e bossa nova em seu novo trabalho. Turnê nacional começa por BH, com show no dia 29, no KM de Vantagens Hall

por Tiago Rodrigues* 14/06/2019 11:01

Divulgação/Julia Amaral
(foto: Divulgação/Julia Amaral)

Novo fenômeno do pop mineiro, a banda Lagum está lançando o disco Coisas da geração (Sony Music). As letras das 14 faixas falam de relacionamentos, saudades, natureza e liberdade. O álbum chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (14).

Nesta sexta-feira (14), ao meio-dia, banda faz o lançamento ao vivo do disco na web, em live streaming exclusivo direto do Red Bull Music Studios, transmitido via Facebook (www.facebook.com/RedBull/videos/673441919770508).

Chegou de manso, hit dançante, abre o disco. Já a romântica Andar sozinho tem a participação do cantor Jão. Detesto despedidas diz: “Quero mais dias de sol/ Festa ao anoitecer/ Ver o dia acordar/ Por dentro me amanhecer”. As três, já divulgadas nas plataformas digitais, bateram 4,5 milhões de acessos.

A banda aposta em Oi como a nova música de trabalho. O cantor Pedro Calais explica que a canção foi feita para sua mãe. Fala sobre estar na estrada e, ao mesmo tempo, sentir saudades: “Oi, liguei pra dizer que hoje eu não/ Vou voltar/ Não me espera em casa não deixa o jantar.”

Lagum não se prende a ritmos. O som da Jamaica está presente em Vai doer no peito e Reggae bom. A bossa nova dá o tom em Falando a verdade ("Mas se quiser não hesite em procurar/ Se eu não atender não espere eu retornar/ Eu vou deixando acumular até a gente se ver"), gravada com voz e violão.

O disco foi produzido pelo britânico Paul Raphs, que trabalhou com Kid Abelha e Skank. “Ele trouxe organização pra gente, sem nos limitar em nada. Um maestro”, diz Pedro Calais, autor de todas as letras. Porém, o vocalista ressalta que a banda participou de todo o processo. Ela reúne também Tio Wilson (bateria), Francisco Jardim (baixo), Jorge Borges (guitarra) e Otávio Cardoso (guitarra e vocal).
Divulgação/Julia Amaral
(foto: Divulgação/Julia Amaral)

Coisas da geração
, a faixa-título, é um desabafo: “Sou só eu ou mais alguém também se sente estranho aqui?/ Se eu pensasse um pouco menos, talvez não seria assim". A faixa Pedro traz um protesto contra o preço do pão de queijo no aeroporto, com levada de rap: “Como é que pode um pão de queijo custar sete reais e noventa/ Tá de brincadeira/ Cof cof cof”.

Com raízes em Brumadinho – seu nome remete a uma lagoa da cidade –, a banda vai estrear a turnê Coisas da geração em 29 de junho, no KM de Vantagens Hall, em BH. São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília, entre outras cidades, estão na agenda, assim como Lisboa e Porto, em Portugal. “Nossa expectativa é gigantesca, estamos todos ansiosos para chegar a novos lugares do país. É um mix de emoção, felicidade e ansiedade”, diz o guitarrista Jorge Borges.

Lagum já ultrapassou 60 milhões de visualizações em seu perfil do YouTube. A banda se destacou no programa Sótocapop, da Rede Globo. Tudo começou quando Pedro Calais postou uma de suas canções na rede social e o vídeo "bombou". Hoje, os mineiros têm 2 milhões de ouvintes por mês no Spotify, onde atraem 188 mil seguidores.

*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria

COISAS DA GERAÇÃO

FAIXA A FAIXA

Chegou de manso
Detesto despedidas
Andar sozinho
Oi
Vai doer no peito
Reggae bom
Se for pra ser
Falando a verdade
Coisa da geração
Lua
Grato um tanto
Fale mais
Pedro
É seu

LAGUM
Abertura da turnê nacional

Data: 29 de junho

Horário: às 22h
Local: KM de Vantagens Hall (Avenida Nossa Senhora do Carmo, 230, Savassi)
Informações: (31) 3209-8989
Ingressos a partir de R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia)

MAIS SOBRE MUSICA