Bianca Gismonti Trio lança o disco Desvelando mares

Com nove faixas inspiradas no trabalho de compositores de vários países. Repertório valoriza a criação autoral

por Augusto Guimarães Pio 12/06/2019 16:11

Daryan Dornelles/Divulgação
Antônio Porto, Júlio Falavigna e Bianca Gismonti lançam novo trabalho (foto: Daryan Dornelles/Divulgação)
Filha de Egberto Gismonti e da atriz Rejane Medeiros, a pianista e compositora carioca Bianca Gismonti não pensou em trilhar outro caminho que não fosse o palco. A cantora está lançando o terceiro álbum CD Desvelando mares, que gravou acompanhada pelo baterista Júlio Falavigna e o baixista Antônio Porto.

 

Desvelando mares reúne nove faixas inéditas.“Para fazer as canções desse disco, inspirei-me em compositores de outros países”, revela Bianca. Entre eles há criadores da Argentina, Armênia, Estados Unidos, Japão e Portugal.

 

Criar é algo natural para ela. “Sento-me ao piano e vou compondo. Às vezes, a música me vem à cabeça pronta. Outras se originam de alguma situação vivida no cotidiano. Na verdade, não tem uma regra, acredito que depende das situações da vida. Mas é um processo muito tranquilo para mim.”

 

OSMOSE Aos 39 anos, ela admite a influência total de Egberto Gismonti, um dos compositores e multi-instrumentistas mais importantes do Brasil. Diz que isso ocorre de forma natural. “É uma coisa meio que osmótica”, acredita.

 

“Eu e meu irmão começamos a tocar com meu pai quando éramos adolescentes. Na época, tinha uns 15 anos. Meu pai sempre foi muito presente em nossas vidas, tinha um convívio muito próximo com a gente. Não era aquela coisa de pai músico que vive distante, na estrada, pois estávamos sempre juntos em seus shows pelo mundo. Ouvíamos música juntos. Até hoje, quando componho, mostro minhas canções a ele, pois gosto de ouvir sua opinião. Naturalmente, ele dá alguma dica, mas respeita o meu trabalho e a minha forma de compor”, afirma Bianca.

 

A vida de artistavem do DNA. “Confesso que a música está dentro de mim. Pelas andanças com meu pai, por ouvir música desde pequena, acho que não conseguiria viver longe dos palcos. Foi ele quem nos colocou lá”, acredita a compositora, que também é professora de piano.

 

LIBERDADE “Faço minhas músicas sempre sozinha. Meu pai é adepto da liberdade de compor, de a pessoa conquistar o próprio espaço estudando, ouvindo e sempre buscando a própria linguagem. Ele vai a meus shows, e isso é muito legal”, revela.

 

Ela está feliz com o terceiro CD do Bianca Gismonti Trio, que sempre grava inéditas em seus álbuns. “Agora vamos lançar o quarto disco, mas ele terá somente músicas compostas por meu pai. Vai se chamar Gismonti 70”, adianta.

 


 

MAIS SOBRE MUSICA