Rogério Flausino e Wilson Sideral homenageiam Cazuza em show em BH

A quarta apresentação da turnê em Belo Horizonte será realizada nesta quinta, 20, no Distrital do Cruzeiro

por Débora Anunciação 20/12/2018 08:50
Antônio Andrade/Divulgação
(foto: Antônio Andrade/Divulgação)

O cenário é o interior de Alfenas, na Região Sul de Minas Gerais, em meados da década de 1980. Dois irmãos pequenos vigiam a porta de uma loja de discos à espera das novidades – Legião Urbana, Barão Vermelho – o que normalmente demorava cerca de seis meses após o lançamento nacional. Do contrário, aguardavam a aparição no rádio para gravá-las em fita cassete. Quando o CD finalmente chegava, a dupla passava dias a fio ouvindo e aprendendo os acordes no violão.

É para esse período de suas infâncias que os irmãos Wilson Sideral e Rogério Flausino retornam quando sobem ao palco para homenagear um de seus grandes ídolos, o eterno Cazuza. A quarta apresentação da turnê em Belo Horizonte será realizada nesta quinta (20), no Distrital do Cruzeiro.

Há cerca de dois anos, a dupla se apresenta esporadicamente com o show Flausino e Sideral cantam Cazuza – já abençoado pela mãe de Cazuza, Lucinha Araújo. De acordo com o cantor e produtor Wilson Sideral, a iniciativa une o desejo de se apresentar ao lado do irmão Rogério Flausino, e a paixão pelas gravações de um dos maiores artistas das últimas décadas. O instrumental é o mais próximo possível dos originais e promete transportar os fãs para o auge do artista. Mas Wilson destaca: não é cover. “Não estamos querendo imitar o Cazuza, a ideia é celebrar e homenagear”, explica.

No repertório, sucessos de todas as fases. De canções do Barão Vermelho a hits de pop, rock, blues e MPB. O tempo não para, Exagerado, Codinome beija-flor e a icônica Brasil estão no repertório. “Estamos vivendo um momento muito importante. Que nós artistas não esqueçamos nunca o quanto importante é um discurso político contra ‘essa caretice, essa babaquice’, da qual Cazuza já cantava em Vida louca vida. Tem coisas que ficam entaladas, e no show nós desabafamos”, diz.

Em meio aos clássicos, uma novidade: o poema inédito Não reclamo, musicado por Sideral. O produtor adicionou a canção na setlist para “jogar mais poesia no ar”. Para ele, um registro da turnê será inevitável – provavelmente no formato de DVD ao vivo – mas não há previsão. A ocasião também celebra o trabalho da Sociedade Viva Cazuza no combate à Aids.

Atualmente, Sideral se prepara para o lançamento do disco Tropical blues vol. 2, após o carnaval. O terceiro volume será liberado em seguida – ambos têm sete canções. Um álbum de inéditas gravado neste ano também deve ser lançado, e inclui outros poemas inéditos de Cazuza.

* Estagiária sob supervisão do subeditor Pablo Pires Fernandes

ROGÉRIO FLAUSINO E WILSON SIDERAL
Nesta quinta (20), às 22h. Mercado Distrital do Cruzeiro. Rua Ouro Fino, 452, Cruzeiro, (31) 3223-7844. Homenagem a Cazuza. R$ 100 (inteira/4º lote) e R$ 50 (meia/4º lote). Informações: www.eventosgofree.com.

MAIS SOBRE MUSICA