Em cartaz no FIT, peça 'Do Repente' expressa a riqueza cultural do Norte do Brasil

Espetáculo do grupo tocantinense Lamira Artes Cênicas será encenado até domingo em diversos centros culturais de BH

por Ana Clara Brant 21/09/2018 07:00
Flaviana OX/divulgação
Flaviana OX/divulgação (foto: Flaviana OX/divulgação)
Pela primeira vez desde que foi criado, em 1994, o Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT-BH) recebe um espetáculo do Norte do Brasil. Do repente, da Lamira Artes Cênicas (Tocantins), será encenado até domingo (23) em quatro espaços da capital. “A gente se sente muito honrada de fazer parte de um festival de relevância internacional como o FIT e de ser a primeira representante do Norte no evento”, afirma a atriz e bailarina Carolina Galgane, fundadora do grupo.

Para ela, o FIT tem gostinho ainda mais especial. Mineira de BH, Carolina escolheu Palmas, há oito anos, para viver e trabalhar. “Eu fazia parte do Primeiro Ato e meu marido, João Vicente, que é potiguar, estava no Grupo Corpo. Minha mãe descobriu um edital de dança no Tocantins e a gente decidiu arriscar. Criamos a companhia e estamos superfelizes. É muito bacana voltar à minha cidade para apresentar o meu trabalho”, comemora.

Além do casal, a Lamira Artes Cênicas conta com os atores Diogo Lima e Vanessa Oliveira, também mineiros. “Como é uma cidade muito nova, Palmas tem gente de todo o Brasil. Isso é muito rico, porque temos contato com as mais diversas culturas”, conta Carolina.

Do repente expressa essa diversidade, mesclando as linguagens do teatro, do circo e da dança em torno do romanceiro popular do Nordeste. “Acho muito interessante a proposta de descentralização e difusão do FIT. Vamos encenar a peça na rua e em locais onde, muitas vezes, a população não tem acesso a esse tipo de arte”, pontua.

DO REPENTE
Com Lamira Artes Cênicas. Nesta sexta-feira (21), às 18h, na Poeint Barreiro (Praça Modestino de Sales Barbosa, 11, Barreiro de Cima). Sábado (22), às 10h, no CRAS Mariano de Abreu (Rua 5 de Janeiro, 133, Mariano de Abreu), e às 18h30, no Centro de Referência da Pessoa Idosa (Av. Dom Pedro II, 3.250, Jardim Montanhês). Domingo (23), às 18h, na Paróquia Cristo Luz dos Povos (Rua São Geraldo, 110, Cabana do Pai Tomás). Entrada franca.

MAIS SOBRE MUSICA