Graveola promove festival em parques e pede para todo mundo ir de bike

Evento vai contar com convidados especiais como MCs Hot e Oreia, Laura Catarina e Outra banda da lua

por Ana Clara Brant 20/07/2018 11:00

No fim de semana, a banda mineira Graveola e o Lixo Polifônico vai, literalmente, dar um rolé por BH. Formado por Luiz Gabriel Lopes (voz e guitarra), Luiza Brina (voz e percussão), José Luiz Braga (voz, guitarra e cavaquinho), Gabriel Bruce (bateria), Bruno de Oliveira (baixo) e Henrique Staino (teclado e sax), o coletivo artístico está comemorando 12 anos de estrada e decidiu celebrar a data de uma maneira que tem tudo a ver com sua trajetória: ocupando a cidade.

Sueli Marmota/Divulgação
Grupo passou a adotar apenas Graveola (foto: Sueli Marmota/Divulgação)

“É muito mais do que ir a um show. É uma forma de resistência também. A intenção é estabelecer e fortalecer a ideia de comunidade, fazer as pessoas conviverem na cidade”, ressalta Luiz Gabriel. De hoje a domingo, a banda promove o Festival Rolé em três parques públicos (Estrela Dalva, Lagoa do Nado e Professor Marcos Mazzoni). O evento, com entrada franca, contará com diferentes convidados abrindo as apresentações do Graveola.

 

Luiz Gabriel conta que há algum tempo a banda alimentava o desejo de realizar o festival, mas ele acabou atrasando devido a questões burocráticas. “Finalmente, saiu. Desde o começo, a gente queria fazer em regionais diferentes, sair um pouco do eixo centro-sul. Ao longo de sua história, o Graveola sempre focou na questão da ocupação do espaço público, da mobilidade urbana, da descentralização do circuito cultural”, ressalta o compositor.

Prova disso foi o lançamento do disco Eu preciso de um liquidificador, em 2011, realizado na Ocupação Dandara, além do envolvimento da banda com o movimento urbano Praia da Estação, surgido em 2010.

PARCEIROS

Os convidados são artistas que dialogam com o Graveola. Nesta sexta-feira (20), quem abre a festa é a dupla de MCs Hot e Oreia. Hot, neto de Alvaro Apocalypse, cresceu cercado pela magia do grupo Giramundo. É nessa vivência que ele se inspira para criar seu hip-hop. Já Oreia se interessou pela música quando ainda morava na roça. Com 12 anos, morando em São Paulo, ele viu as batalhas de Emicida no YouTube e começou a rimar com seus colegas.


No sábado (21), será a vez de Laura Catarina. Em agosto, a cantautora mineira lança seu primeiro disco, Amor em si, produzido por Luiz Gabriel Lopes e Kiko Klaus. No domingo (22), a Outra Banda da Lua, de Montes Claros, subirá ao palco. Nos três dias, o DJ, produtor musical e compositor sete-lagoano Dedé Santaklaus comandará as picapes. A gente sentiu necessidade de estabelecer outros vínculos, daí decidimos convidar esses artistas. É bacana a ligação com músicos de outras gerações, eles só vêm somar. A gente se identifica com todos eles do ponto de vista estético, político e afetivo”, frisa o músico.

BIKE

Luiz Gabriel faz um apelo para que o público vá de bicicleta ao festival. “O lema do Rolé é ‘Xô, preguiça’. A ideia é incentivar a pessoa a circular, conhecer e transitar por outras regiões de BH. Queremos atrair gente de todas as idades, ainda mais sendo um festival em parques”, explica. “Vá lá fazer uma caminhada, um piquenique. E aproveite pra curtir música de qualidade. O importante é dar um rolé”, convida.

FESTIVAL ROLÉ

» SEXTA (20)
. Parque Estrela Dalva. Av. Costa do Marfim, 356, Estrela Dalva
18h – Hot & Oreia
20h – Graveola
Encerramento – DJ Dedé Santaklaus

» SÁBADO (21)
. Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado. Rua Desembargador Lincoln Prates, 904, Itapoã, Pampulha
9h – Laura Catarina
10h30 – Graveola
Encerramento – DJ Dedé Santaklaus

» DOMINGO (22)
. Parque Professor Marcos Mazzoni. Rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, 1.022, Cidade Nova
9h – A Outra Banda da Lua
10h – Graveola
Encerramento – DJ Dedé Santaklaus

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE MUSICA