Wilson Dias se apresenta no projeto Viola de Feira neste domingo (29)

Músico mineiro recebe o Padre Paulo Morais em evento realizado no Centro Cultural Padre Eustáquio

por Débora Anunciação 27/04/2018 16:58

Nilce Gomes/Divulgação
Wilson toca com o filho, o violonista Wallace Gomes (foto: Nilce Gomes/Divulgação)
Mineiro de Olhos D’Água, no Vale do Jequitinhonha, Wilson Dias diz que a viola entrou em sua vida ainda no ventre da mãe, que fazia novenas ao som dos acordes do marido. Proibido de tocar durante a infância, só depois de se mudar para a capital Wilson se reencontrou com o instrumento.

“Vi o Pereira da Viola tocar em um Festivale (Festival da Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha) e achei a coisa mais bonita do mundo, por isso decidi retomar essa história. Arrumei uma viola emprestada e comecei a criar as minhas músicas”, conta o cantor, compositor e instrumentista.

No domingo (29), Wilson Dias, de 54 anos, vai se apresentar no Centro Cultural Padre Eustáquio, em Belo Horizonte. O repertório terá canções já gravadas por ele, além de inéditas, em comemoração a seus 20 anos de carreira.

O convidado especial será Padre Paulo Morais, que se dedica ao estudo da viola caipira e do universo da cultura e religiosidade popular. “Conheci o Paulo há muito tempo, pois meu trabalho faz parte dos estudos dele. Sua primeira participação num show meu aconteceu em Curvelo, durante a festa Oitava de São Geraldo, uma romaria muito bonita”, diz Wilson.

A apresentação de domingo faz parte do projeto Viola de Feira, cujo objetivo é valorizar a cultura de raiz. “A viola junta as pessoas, pois vem do campo. Multidões se reuniam para comemorar as colheitas e ela estava inserida nesse contexto”, relembra o artista mineiro.

No domingo, Wilson vai tocar com o filho, o violonista Wallace Gomes. Ele também é pai do musicista Pedro Gomes. “Quando descobri que eles queriam seguir esse caminho, fiquei preocupado. Financeiramente falando, é difícil viver dessa cultura de resistência que ultrapassa gerações, mas os dois persistiram”, revela.

Wilson Dias planeja lançar um disco duplo em agosto, com faixas instrumentais e temas ligados à cultura popular.

WILSON DIAS CONVIDA PADRE PAULO MORAIS
Domingo (29), às 11h. Centro Cultural Padre Eustáquio. Rua Jacutinga, 821, Padre Eustáquio. Entrada franca.

VIOLA DE FEIRA
27/5 – Pereira da Viola e Nádia Campos
24/6 – Gustavo Guimarães, Quincas da Viola e Dito Rodrigues
29/7 – Rodrigo Delage e Joaci Ornelas

 

 * Estagiária sob supervisão de Ângela Faria

MAIS SOBRE MUSICA