Festival Internacional 'I Love Jazz' chega à nona edição, levando música e muita dança à Praça do Papa

Evento acontece neste fim de semana e expectativa é que público chegue a 10 mil pessoas

Música, dança e muito suingue. No fim de semana, a nona edição do Festival Internacional I Love Jazz vai ocupar a Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras. Cerca de 10 mil pessoas devem passar por lá. O festival trará à cidade a multi-instrumentista sueca Gunhild Carling e o pianista americano Steve Pistorius, que dividirão os holofotes com a mineira Happy Feet Big Band, anfitriã do evento. Outros convidados são os paulistas Tito Martino e Joseval Paes, com os respectivos grupos, a carioca Taryn e a banda Pepe Já Tirei a Vela, outra prata da casa.

Marigny Opera House/reprodução
Steve Pistorious Quartet vai tocar o legítimo jazz de New Orleans para os mineiros (foto: Marigny Opera House/reprodução)

“Fizemos uma seleção muito criteriosa. Estamos trazendo bandas que têm repertório bem animado, com estilo bem dançante”, revela o trompetista mineiro Marcelo Costa, organizador do evento e integrante da Happy Feet. Justamente por isso a sueca Gunhild Carlind está de volta à cidade, depois de encantar a plateia no festival do ano passado.


“Ela dá um verdadeiro show no palco. Toca vários instrumentos – entre eles, trombone e trompete – e tem uma energia que é só dela. A Gunhild anima o público, faz todo mundo dançar com seu estilo swing dos anos 1920 e 1930. Não tem quem fique parado”, diz Marcelo.

Quem gosta de dançar pode preparar os pezinhos. Sábado e domingo, a programação começa às 15h, com aulão gratuito de lindy hop comandado por integrantes do BeHoppers, grupo dedicado à divulgação desse estilo de dança em Belo Horizonte.

“O lindy hop é um fenômeno mundial. A cada dia, mais pessoas se identificam com ele. É só chegar à Praça do Papa e ‘cair’ na pista, sem vergonha. O aulão é justamente para as pessoas perceberem que dançar não é tão difícil assim”, avisa Marcelo Costa.

O foco do festival é o repertório jazzístico dos anos 1920 a 1940. Os mineiros da banda Pepe Já Tirei a Vela vão subir ao palco do evento pela segunda vez. Eles se dedicam ao gypsy jazz manouche, estilo francês que fez muito sucesso na década de 1920. Formado por Pablo Barcelos (violão base), Thiakov Davidovitch (violão solo), Raíssa Uchôa (contrabaixo), Leonardo Sampaio (clarinete) e Thiago Rocha Mello (violino), o grupo interpreta clássicos do americano Django Reinhardt, entre outros craques do gênero.
Marcos Vieira/E.M/D.A Press
'É só chegar à Praça do Papa e 'cair' na pista, sem vergonha', declara Marcelo Costa, trompetista e organizador do festival (foto: Marcos Vieira/E.M/D.A Press)

“Jazz raiz”. É o que promete o clarinetista paulistano Tito Martino, que chega a BH com sua banda, formada também pelo vocalista croata André Busic e os instrumentistas Alexandre Hage, Cleber Guimarães, Beto Gangeia e Billy Ponzio.

“A gente toca música alegre. Há várias formas de jazz e cada uma delas tem a sua peculiaridade. Tocamos o original, o jazz swing inventado lá em New Orleans, inspirado no blues e no ragtime”, explica Martino.

XADREZ O clarinetista compara a música a um jogo de xadrez, cujas regras sempre permitem experimentar novas jogadas. “O jazz já foi inventado e não tem como mudá-lo. Mas você pode fazer releituras. É isso que fazemos no palco. Vamos tocar composições antigas, bonitas, mas com improvisações”, adianta, defendendo a liberdade artística. “Qualquer música, seja jazz ou outro gênero, tem o seu público. Ele ouve e entende aquilo, e a gente precisa respeitar isso”, acredita.

A Joseval Paes Big Band também aposta no estilo dos anos 1930. “Eles são animados, vêm a BH com formação tipo orquestra, com 15 pessoas e arranjos muito originais”, informa Marcelo Costa.

 

O festival vai repetir o formato adotado em 2016, com atrações distribuídas no sábado e no domingo, a partir das 15h. “Antes, o I Love Jazz ocorria em três dias, com programação mais à noite. No modelo atual, a gente vê a praça mais cheia, há famílias, adultos e crianças. Todo mundo se diverte, dança e aproveita”, explica Marcelo Costa.

No domingo, o público vai ouvir o quarteto do cantor e guitarrista Ricardo Baldacci – referência de swing jazz no Brasil. O repertório conta com releituras de músicas de Nat King Cole, John Pizzarelli, Louis Armstrong, Diana Krall, Tom Jobim e Billie Holiday, entre outros.

NOVELA

A banda carioca Taryn & The Art Deco Army vai mostrar em primeira mão a versão de Thou swell que fará parte da trilha sonora da novela Tempo de amar (TV Globo), cuja estreia está marcada para dia 26. O grupo se especializou no repertório dos anos 1910 a 1930.

Com 13 integrantes, a mineira Happy Feet Big Band promete encantar o público com clássicos das décadas de 1930 e 1940 – sucessos de Louis Armstrong, Frank Sinatra, Nat King Cole, Bing Crosby, Ella Fitzgerald, Billie Holiday e Duke Ellington, todos eles ícones do
jazz. “Seguimos o estilo das grandes orquestras, com estilo bem pra cima”, reforça o trompetista Marcelo Costa.

O festival será encerrado pelo Steve Pistorious Quartet, grupo de New Orleans. O pianista Pistorious e os companheiros Orange Kellin, Benny Amón e Duke Heitger prometem mostrar em BH a música feita em sua cidade, berço do jazz, por Jelly Roll Morton, Sidney Bechet, Johnny Dodds e King Oliver.

PROGRAMAÇÃO

» SÁBADO
15h    Aulão de lindy hop
16h    Pepe Já Tirei a Vela
17h30    Tito Martino Jazz Band
19h    Joseval Paes Big Band
20h30    Gunhild Carling

» DOMINGO
15h    Aulão de lindy hop
16h    Ricardo Baldacci Quartet
17h30    Taryn & The Art Deco Army
19h    Happy Feet Big Band
20h30    Steve Pistorious Quartet

9º FESTIVAL INTERNACIONAL I LOVE JAZZ
Sábado (23/9) e domingo (24/9), na Praça do Papa, Mangabeiras. Entrada franca. Informações:
www.facebook.com/festivalinternacionalilovejazz

 

 

MAIS SOBRE MUSICA