Festival I Love Jazz oferece shows, aulas de dança e oportunidade de curtir o fim de semana ao ar livre

Evento é em um dos cartões-postais mais bonitos da capital, a Praça do Papa, e tudo de graça

por Eduardo Tristão Girão 20/08/2016 09:21
Jazz Art Sweden/Divulgação
Multi-instrumentista, a sueca Gunhild Carling, atração de hoje, também canta e dança (foto: Jazz Art Sweden/Divulgação)
O foco é nos repertórios dos anos 1920 a 1940, mas, a julgar pelo público que enche a Praça do Papa todos os anos, o I Love Jazz é um festival bem atual. Em sua oitava edição, o evento terá sete shows, como os da multi-instrumentista sueca Gunhild Carling, do saxofonista alagoano Billy Magno e, entre os mineiros, das cantoras do Caffeine Trio e do guitarrista Juarez Moreira. Também há aulas de lindy hop (dança criada nos Estados Unidos há quase um século), abertas a iniciantes. Tudo de graça, hoje e amanhã.

“A escolha dos convidados sempre segue o critério de estar dentro do jazz mais clássico e tradicional. Desta vez, fizemos intercâmbios com músicos de fora. A Gunhild, a grande atração, fechará a noite de hoje. Ela vai  se apresentar com um grupo formado por músicos daqui e do Rio. Ela dá um show no palco: toca vários instrumentos, canta e dança”, conta Marcelo Costa, organizador do evento e integrante da Happy Feet Jazz Band, outra atração do festival.

A Happy Feet recebe dois convidados: o trombonista Bill Allred e o saxofonista Mike Hashim, ambos dos EUA. “Os dois já tocaram com estrelas de primeira grandeza do jazz norte-americano”, elogia Costa. O grupo mineiro, que se notabilizou por interpretar clássicos de Louis Armstrong, Frank Sinatra, Nat King Cole, Bing Crosby, Ella Fitzgerald, Billie Holiday e Duke Ellington, vai se apresentar como septeto. O show será amanhã, às 19h.

O trompetista e cantor David Kerr encabeça as atrações da ala brasileira: acompanhado pelo Canastra Trio, vai homenagear dois gigantes da canção norte-americana, Cole Porter e George Gershwin, hoje, às 19h. Já o saxofonista Billy Magno, alagoano radicado em São Paulo, fará sua estreia no festival amanhã, às 17h30. “Ele é daqueles instrumentistas que todo mundo quer na banda. Conheci o Billy num evento em homenagem ao Frank Sinatra. Ele ama o nosso estilo, mais antigo”, lembra Costa

Eric Dean/Divulgação
Bill Allred vai dividir o palco com a mineira Happy Feet Jazz Band (foto: Eric Dean/Divulgação)
MINAS
Os mineiros são responsáveis por mais da metade da programação. Além da Happy Feet Jazz Band, subirão ao palco as cantoras Sylvia Klein, Renata Vanucci e Carol Rennó, do Caffeine Trio, o violonista Juarez Moreira (com Joatan Nascimento, Jorge Helder e Kiko Freitas) e o grupo Pepe Já Tirei a Vela, especializado em jazz cigano. Esse último reúne alunos e ex-alunos de música e teatro da Universidade Federal de Minas Gerais, que se apresentam com figurinos de época.

“Começamos como um grupo de estudos de blues, em 2014. Como moramos em apartamentos e não temos onde ensaiar, tocamos nas praças. Toda quarta-feira de manhã, estamos na Praça Comendador Negrão de Lima, na Floresta. O público já está acostumado com a gente. São crianças, jovens e senhores”, conta Raíssa Uchoa, baixista da Pepe Já Tirei a Vela. O repertório, pensado para dançar, tem canções de Stephane Grappelli e Django Reinhardt, entre outros compositores.

O veterano Juarez Moreira adianta que vai tocar o repertório que o fez aprender a ser músico. São standards de Gershwin, Reinhardt, Freddie Hubbard, Charlie Parker, Tom Jobim e John Coltrane (nesse caso, um medley de Naima e Giant steps). “A gente não é jazzista, mas gosta de tocar jazz. Ouvi choro, samba-canção, MPB, Beatles, erudito e jazz. A gente bebeu em várias formas de música e o jazz é uma delas”, conclui.

MEXA-SE
Hoje e amanhã, às 15h, o festival I Love Jazz terá aulas de lindy hop, a cargo do grupo belo-horizontino BeHoppers. Gratuitas, as lições duram uma hora e todo mundo pode participar. O público vai aprender os passos básicos – recomenda-se usar calçados e roupas confortáveis. O único requisito é fazer inscrição na página www.facebook.com/lindyhopBH.

I LOVE JAZZ
Sábado
15h – Aula de lindy hop com o grupo BeHoppers
16h – Caffeine Trio
17h30 – Competição de lindy hop
19h – David Kerr e Canastra Trio
20h30 – Gunhild Carling

Domingo

15h – Aula de lindy hop com o grupo BeHoppers
16h – Banda Pepe Já Tirei a Vela
17h30 – Billy Magno Quintet
19h – Bill Allred, Mike Hashim e Happy Feet Jazz Band
20h30 – Juarez Moreira, Joatan Nascimento, Jorge Helder e Kiko Freitas

. Praça do Papa, Bairro Mangabeiras. Entrada franca. Informações: www.ilovejazz.com.br

MAIS SOBRE MÚSICA