DVD Na medida do impossível celebra dez anos de carreira de Fernanda Takai

Registro das imagens foi feito em um show no Inhotim; artista diz que 'tudo saiu tão perfeito que nem parecia que era uma gravação'

por Ana Clara Brant 29/04/2017 09:42
BETO STAINO/Divulgação
(foto: BETO STAINO/Divulgação)

Quando subiu ao palco especialmente montado debaixo do Tamboril, no Instituto Inhotim, para a gravação de seu DVD, Fernanda Takai disse que parecia estar dentro de um sonho. Toda a atmosfera que cercou aquele lugar, no dia 3 de setembro 2016, foi realmente idílica. A produção visual, com direito à iluminação, cenário e figurino de encher os olhos, refletiu esse conceito e transportou o público para um momento único.

“O grande desafio era fazer algo que fosse tão bacana e interessante como o próprio Inhotim. Tudo saiu tão perfeito, tão parecido com o que a gente tinha idealizado desde o começo, que nem parecia que era uma gravação. Ficou realmente lindo”, celebra.

Fernanda Takai Na medida do impossível - Ao vivo no Inhotim (Deck), o segundo DVD de Fernanda, celebrou não somente uma década da carreira solo da cantora e compositora, como também os 10 anos da abertura do Centro de Arte Contemporânea, localizado em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. A gravação marcou ainda a primeira vez em que um evento noturno foi realizado no espaço idealizado pelo empresário Bernardo Paz. “A primeira vez que fui ao Inhotim o Instituto devia ter uns dois anos de funcionamento. Desde então, vou sempre. Levo amigos, família. Não vejo nada parecido no Brasil. Tem algo semelhante em outros países, mas não com o mesmo impacto. Essa mistura de arte com natureza é mágica”, afirma.

ESTRATOSFÉRICO A artista revela que sempre quis fazer algo em Inhotim e, quando realmente a coisa se concretizou, quase não pôde acreditar. “Agora que fizemos em Inhotim, eu me lembrei de quando gravamos o DVD do Pato Fu no Museu de Arte da Pampulha (MAP), em 2002, que também é um ambiente muito legal e de que gosto bastante. Agora, o próximo projeto de gravação vai ter que ser algo bem estratosférico”, brinca.

O projeto é o fechamento de um ciclo que começou com o disco Na medida do impossível (2014) e segue a identidade visual e a linha deste CD. “Geralmente, o DVD é sempre o registro final de algo. Teve uma evolução do show e do visual do disco, mas a essência está ali. Foi algo feito com muita calma, com uma energia maravilhosa e ficou do jeito que eu queria”, pontua.

Além do registro do show que traz canções como Seu tipo (Fernanda Takai/ Pitty), Quase desatento (Climério Ferreira/ Fernanda Takai/ Marina Lima), Doce companhia (Dulce Compañia) (Julieta Venegas/ vers. Fernanda Takai), Amar como Jesus amou (Padre Zezinho, SCJ), A pobreza (Renato Barros) e Don’t wanna talk about it, sucesso de Rod Stewart, o DVD tem um disco com o repertório do CD Na medida do impossível, making of com bastidores das gravações, depoimentos e o clipe Partida, gravado em Inhotim, mostrando uma Fernanda heroína, passando por dificuldades e fugindo de um urso. O encarte é cheio de detalhes e nuances, como um mapa do Inhotim.

A iniciativa foi dirigida pela Árvore Filmes, produzido por John Ulhoa e com coordenação geral de Patrícia Tavares. “A própria equipe envolvida está comigo há muito tempo, e essas relações de longo prazo só ajudam para usar a linguagem que a gente sempre quis e fazer da melhor forma. Na medida do possível, ou melhor, na medida do impossível, ficou 100%”, diverte-se.

MÚSICA DE BRINQUEDO 2

No domingo, dia 7 de maio, o Patu Fu vai apresentar no Teatro Bradesco um dos seus espetáculos mais queridos, Música de brinquedo. O show é baseado no álbum que foi gravado utilizando instrumentos de brinquedo como cornetas de plástico, xilofones, cavaquinhos, flauta doce, kazoo e glockenspiel. Tais “brinquedos” foram utilizados para dar uma sonoridade infantil ao álbum. “É um trabalho muito querido e vira e mexe a gente circula com ele. O mais curioso é que os pais e avós sempre nos cobram uma sequência e, finalmente, no segundo semestre, vamos começar o Música de brinquedo 2”, anuncia Fernanda Takai.

CD e DVD Fernanda Takai - Na medida do impossível - Ao vivo em Inhotim
Deck Disco
Preço médio: R$ 44,90

MAIS SOBRE MUSICA