Encerramento do Festival Internacional de Corais homenageia Fernando Brant

Com entrada franca, a festa deste domingo na Serra da Piedade vai reunir bandas, cerca de 1 mil coralistas e convidados

Neste domingo, o compositor Fernando Brant ganha homenagem na Serra da Piedade, em Caeté

Há exatos 70 anos, um tremor de terra assustou Caldas, cidade do Sul de Minas. Naquele 9 de outubro de 1946, ali nascia o compositor Fernando Brant, um dos principais nomes da MPB e “sócio-fundador” do Clube da Esquina. Para celebrar a data, o Festival Internacional de Corais (FIC) programou seu encerramento, hoje, com um gran finale. O megaconcerto será realizado no alto da Serra da Piedade, a 50 quilômetros de BH.

Brant foi o homenageado do FIC, realizado desde setembro na capital e em nove cidades do interior mineiro. Com entrada franca, a festa deste domingo vai reunir bandas, cerca de 1 mil coralistas e convidados. Um batalhão de amigos do compositor subirá ao palco: Fagner, Marcus Viana, Nelson Ângelo, Tadeu Franco, Tavinho Moura, Mariana Brant, Geraldo Vianna, Vitor Santana, Robertinho Brant, Tavito, Chico Lobo, Marina Machado, Telo Borges, Toninho Horta, Tunai, Wilson Sideral, Amaranto e Cobra Coral.

No repertório, claro, não poderão faltar Travessia, Coração civil, Paixão e fé, Encontros e despedidas e San Vicente, clássicos da dupla Fernando Brant-Milton Nascimento. Maria, Maria, reservada para o gran finale, será o “link” com o FIC de 2017, dedicado à mãe de Jesus.

“Fernando Brant é sagrado para todos nós, da música. Nada melhor do que fazer essa grande homenagem a ele no dia de seu aniversário e num lugar como a Serra da Piedade”, destaca o maestro Lindomar Gomes, organizador do festival.

Duas composições foram compostas especialmente para o FIC: Alô de lá (Márcio Borges e Leonardo Cunha) e Sentinela de Minas (Murilo Antunes e Leonardo Cunha). “Fernando esteve presente em todas as 14 edições do festival, criou seis músicas-tema para a gente. De certa forma, ele está presente este ano também”, conclui Lindomar.

O compositor mineiro, de 68 anos, morreu em BH, em junho de 2015, depois de um transplante de fígado.

 

HOMENAGEM A FERNANDO BRANT
Adro da Ermida da Padroeira Nossa Senhora da Piedade, Serra da Piedade, Caeté. Hoje, das 9h às 14h30. Encerramento do Festival Internacional de Corais. Entrada franca. Às 14h, show no Bar do Museu Clube da Esquina. Rua Paraisópolis, 738, Santa Tereza, (31) 2512-5050. Com Coral UFMG, Bianca Luar, Márcio Borges e Rodrigo Borges. Entrada franca.

MAIS SOBRE MÚSICA