Festival da canção homenageia Fernando Brant

Legado do artista mineiro será lembrado na 45ª edição da competição

por Ailton Magioli 24/07/2015 12:26

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 22/10/14
Fernando Brant foi jurado do Fenac, em Boa Esperança (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 22/10/14)
O
compositor Fernando Brant, que morreu em junho, será o grande homenageado da 45ª edição do Festival Nacional da Canção (Fenac), cuja primeira eliminatória será realizada hoje e amanhã, em São Lourenço, no Sul do estado.


Mais concorrido evento do gênero realizado em Minas, o festival terá apresentações em Extrema (31 de julho e 1º de agosto), Varginha (7 e 8 de agosto), São Thomé das Letras (14 e 15 de agosto) e Três Pontas (28 e 29 de agosto) antes da etapa final, agendada para 4 a 6 de setembro em Boa Esperança, onde o Fenac surgiu.

A homenagem, informa o criador do festival, Gleizer Naves, não se deve apenas ao fato de Brant ser o mais importante letrista mineiro, além de um dos melhores do país. “Ele também teve ligação afetiva muito forte com Boa Esperança. Além de participar duas vezes como jurado do festival, fez a letra do samba-enredo da Escola de Samba Liberdade, que, em 1979, homenageava Chico Buarque”. A melodia foi composta por Danilo Caymmi e Tavinho Moura.

LAMARTINE Além da exibição de um vídeo criado especialmente para a ocasião, o 45º Fenac destinará ao letrista Murilo Antunes uma réplica do Troféu Lamartine Babo, entregue anualmente aos primeiros classificados do festival. A ideia é repassar a homenagem à família de Fernando Brant ou ao acervo do Museu Clube da Esquina, conforme decisão coletiva.

Este ano, cerca de 3 mil compositores de 22 estados se inscreveram no 45º Fenac – 156 foram classificados para disputar as eliminatórias. Esta é a primeira vez que a estância hidromineral de São Lourenço recebe uma das etapas do festival, onde estarão se apresentando 26 concorrentes.

45º FENAC
Eliminatórias. Sexta e sábado, às 21h. Praça João Lage, em frente ao Parque das Águas, em São Lourenço. Entrada franca.

MAIS SOBRE MÚSICA