Justiça norte-americana condena canção de Shakira como plágio

A música 'Loca' teria sido uma "cópia ilegal" de 'Loca con su tiguere', de um cantor dominicano

por AFP 21/08/2014 14:50

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

 Pedro Ugarte/AFP
A colombiana esteve no Brasil em show da Copa do Mundo de 2014 (foto: Pedro Ugarte/AFP)
'Loca', hit da cantora colombiana Shakira lançado em 2010, é plágio de uma canção composta por um músico dominicano em 1998 - determinou um tribunal de Nova York em um processo por violação de direito autoral.

Em uma sentença de 40 páginas, da qual a AFP obteve uma cópia nesta quarta-feira, 20, o juiz federal Alvin Hellerstein considerou que 'Loca' é uma "cópia ilegal" da canção do compositor e cantor dominicano Ramón Arias Vásquez.

Durante o processo, Arias disse ter escrito sua canção 'Loca con su tiguere', entre 1996 e 1998. Ele chegou a interpretá-la em uma sessão no tribunal. A música foi registrada em uma fita cassete apresentada no processo.

Em 2007, o também dominicano Edward Edwil Bello Pou, conhecido como "El Cata", lançou a música de Arias como de sua autoria e a transformou em um sucesso no país.

O álbum de Shakira 'Sale el sol', de 2010, tem duas músicas que eram versões de Bello, que canta em alguns momentos.

Detentora dos direitos das músicas de 'Arias', a Mayimba Music processou a Sony Corp of America e várias de suas filiais em 2012 por violação de direito autoral.

O juiz limitou a responsabilidade a duas empresas da Sony - a Sony/ATV Latin e a Sony/ATV Discos - e considerou que a versão inglesa da canção, interpretada apenas por Shakira, não era uma violação dos direitos autorais de Arias.

 

Compare as duas canções

 

Versão de Shakira:



Versão original:

MAIS SOBRE MÚSICA