Led Zeppelin perde julgamento e tribunal aponta 'Stairway to heaven' como plágio

Ação movida por herdeiros de fundador do Spirit teve primeira instância julgada nesta segunda-feira

por Fernanda Machado 20/10/2014 19:19

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Bob Gruen/Divulgação
Membros da banda afirmam que canção foi composta na década de 1970; parentes de Randy Craig Wolfe que foi o integrante do Spirit quem criou o hit, nos anos 1960 (foto: Bob Gruen/Divulgação)
O grupo Led Zeppelin perdeu nesta segunda-feira, 20, a primeira batalha sobre a ação que os acusa de ter plagiado a música 'Stairway to heaven'. A banda tenta provar na Justiça que não roubou a canção de Randy Craig Wolfe, fundador do Spirit.

 

Relembre 'Stairway to heaven', grande hit do Led Zeppelin:

 

 

Os herdeiros de Wolfe entraram com um processo contra a banda, Jimmy Page, Robert Plant e suas produtoras em junho deste ano. De acordo com eles, o fundador do Spirit escreveu a canção durante uma turnê que acompanhou o Led Zeppelin em 1960. No entanto, o grupo alega que escreveu a composição em um isolamento em Wales nos anos 1970.

 

A defesa tentou mudar o local da jurisdição da ação, que corre na Pensilvânia, nos Estados Unidos. No entanto, o juiz Juan Sánchez negou o pedido. O Led Zeppelin ainda pode recorrer da decisão.

“A defesa está sujeita a jurisdição nesse distrito uma vez que os envolvidos ganharam milhões do distrito leste do estado explorando Stairway to heaven, por meio da venda de CDs, downloads digitais, rádios e televisões, publicidade, propaganda, shows e outros tipos de apresentações e licenças”, responderam os representantes de Wolfe.

MAIS SOBRE MÚSICA