Restaurante Vecchio Sogno, do chef Ivo Faria, fecha as portas após 25 anos

Um jantar que será realizado por meio da plataforma Zoom será a última refeição da casa no bairro Santo Agostinho

Redação EM Cultura 19/01/2021 16:49
Gladyston Rodrigues/EM/D.APress
Chef Ivo Faria (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.APress)
Um dos mais tradicionais restaurantes de Belo Horizonte, o Vecchio Sogno, fundado há 25 anos pelo chef Ivo Faria, anunciou nesta terça (19/1) o fechamento de suas portas. Por meio de comunicado, o restaurante afirmou que a “instabilidade econômica” foi o fator que gerou o fim.
 
“O chef não responsabiliza nenhuma instituição, governo ou entidade, mas entende que o momento não é propício para a continuidade do negócio uma vez que o alto custo de manutenção do estabelecimento, que emprega 60 pessoas incluindo chefs de cozinha, cozinheiros e ajudantes de cozinha, confeiteiros, garçons, maîtres, sommeliers, profissionais de limpeza, administrativo, financeiro, além de estagiários”, diz a nota.
 
Para encerrar suas atividades, o Vecchio Sogno vai promover no sábado (23/1) um jantar de despedida. O último menu em casa terá pratos clássicos do restaurante, como filet em crosta ao molho de Merlot e castanhas do Brasil com risoto Dell Cacciatore e codorna em andares de acelga, fonduta e panceta com risoto Dell Cacciatore.
 
Marcos Vieira/EM/D.APress
Em 2017, Ivo e Nayara Faria com o chef francês Emmanuel Ruz no Vecchio Sogno (foto: Marcos Vieira/EM/D.APress)
O menu em casa, que Faria estava fazendo ao longo de 2020, prevê a entrega de um kit com os pratos para que o cliente os finalize em casa, com a assessoria do chef por meio da plataforma Zoom. O valor do jantar para duas pessoas é de R$ 320.
 
Ainda que de portas fechadas, Faria afirma, por meio do comunicado, que há projetos em vista em parceria com investidores. Assim que possível eles serão anunciados. A nota destaca os feitos do restaurante, desde sua inauguração uma referência da gastronomia mineira. 

“Inaugurado no dia 12 de junho de 1995 pelos chefs Ivo Faria e Memmo Biadi, o Vecchio Sogno seguiu sob o comando de Ivo após o fim da sociedade da dupla(que durou até 2001) e se consolidou como como um dos restaurantes mais criativos e sofisticados de Belo Horizonte. O histórico de prêmios conquistados ao longo de todos esses anos elucida a trajetória marcada pelo sucesso e pela assinatura de uma gastronomia rica, autoral e muito respeitada. Passaram pela cozinha do Vecchio Sogno centenas de cozinheiros que hoje se encontram em estabelecimentos renomados, tanto no Brasil quanto no exterior, contribuindo para a formação de diversos profissionais.”
 
Em julho, em entrevista ao Estado de Minas, Faria afirmou que em 50 anos de cozinha nunca havia vivido uma dificuldade como a acarretada pela pandemia. “Não consigo ver futuro”, disse ele naquela época.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA