Pavê de chocolate e mousse de limão: aprenda a fazer para o Natal

Receitas simples são opção para a sobremesa da ceia. Ainda dá tempo de preparar!

Estado de Minas 24/12/2020 13:40
Wikimedia Commons
Pavê de chocolate (foto: Wikimedia Commons)

O Natal chegou e, mesmo com a pandemia, é tempo de celebração. Para quem está em dúvida sobre a sobremesa para a ceia, existem receitas rápidas e simples que ainda dá para preparar. No Google, as principais pesquisas nesta véspera de Natal são de receitas para a data. No Trending Topics, no topo da lista estão mousse de limão e pavê.

Com origem na palavra francesa pavage, o nome "pavê" remete a pavimento - no doce, a referência é pelas camadas de biscoitos (maisena ou champanhe) e o creme que compõem a receita, muito presente em datas especiais.

Além da forma mais simplificada de preparo, dá para adicionar chocolate branco ao creme branco para criar um pavê meio a meio, de chocolate preto e branco. Mais uma ideia é colocar frutas junto ao creme branco. Daí podem surgir um pavê de chocolate com maracujá, limão, abacaxi ou morango - basta acrescentar a polpa ou o suco da fruta ao creme branco, que é uma base neutra. Para enfeitar, raspas de chocolate branco ou chantilly por cima.

Pixabay
Mousse de limão (foto: Pixabay)

O mousse de limão é uma receita prática, fácil de fazer e refrescante. Mais que a versão mais simples, dá para incremenatar adicionando pedacinhos de chocolate branco ou meio amargo, nozes, amêndoas, pistache, biscoito triturado, ou o que o paladar desejar. Um mix de limões (complementando com meio limão siciliano a receita), também deixa o preparo mais aromático. Outra ideia é usar o chocolate, acrescentando uma ganache ou um creme de chocolate como cobertura, finalizando com raspas de limão e de chocolate.

Aprenda as receitas


Pavê de chocolate

Tempo de preparo: 140 minutos

Rendimento: 8 porções

Ingredientes:


1 lata de creme de leite, 1 lata de leite (a mesma medida da lata de creme de leite), 2 latas de leite condensado, 2 gemas, 2 colheres de maisena, 3 colheres de chocolate em pó ou achocolatado, biscoito maisena, leite para molhar os biscoitos, raspas de chocolate (opcional), manteiga sem sal ou margarina (só para dar o ponto)

Modo de preparo:

Primeiro, pegue a lata de leite condensado, as gemas, a maisena e o leite. Coloque no fogo e deixe até que fique um creme. Reserve. Coloque a segunda lata de leite condensado com um pouco de margarina e o chocolate. Deixe no fogo até ficar um creme tipo brigadeiro. Desligue o fogo e junte com o creme de leite.

Montagem:

Coloque primeiro o creme branco. Em seguida, mergulhe os biscoitos no leite e coloque sobre o creme branco. Depois, coloque o creme preto e acrescente as raspas de chocolate sobre ele. Deixe no congelador durante 2 horas.

Mousse de limão

Tempo de preparo: 10 minutos

Rendimento: 10 porções

Ingredientes:

1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 1/2 xícara de suco de limão (suco puro, sem água, só espremendo o limão)

Modo de preparo:


Coloque no liquidificador o creme de leite (com soro) e o leite condensado. Bata um pouco e depois vá acrescentando o suco do limão, aos poucos. Vai ficar bem consistente. Leve à geladeira.

 

(Fonte: Tudo Gostoso)

MAIS SOBRE GASTRONOMIA