Festival 'comunista', festa argentina e mais; veja opções para o fim de semana em BH

Maioria dos eventos tem entrada gratuita

24/05/2019 11:00

Divulgação/Fiesta Argentina
Edição 2018 da Fiesta Argentina na Savassi (foto: Divulgação/Fiesta Argentina)

O clima ameno que chegou a Belo Horizonte nos últimos dias favorece - ou, pelo menos cria uma boa desculpa - para apreciadores de um bom vinho e boa gastronomia. Para estes, a 2ª Fiesta Argentina que acontece na Savassi neste domingo é um prato cheio. O lote de ingressos gratuitos já se esgotou, mas quem quiser contribuir com 1kg de alimento não perecível ainda pode participar do encontro, que vai oferecer comidas e bebidas típicas dos hermanos, além de arte, música e dança. A festa tem início às 10h, na Avenida Getúlio Vargas, no quarteirão entre a avenida do Contorno e Rua Alagoas, na Savassi.

Festival gastronômico 'comunista'

Inaugurado em janeiro deste ano, o bar Ursal, com sede no Santa Tereza e filial no Santa Efigênia, em BH, promove neste fim de semana um festival gastronômico que faz homenagem a três países: Rússia, Cuba e Venezuela. Autodeclarado de esquerda, o estabelecimento aposta em ações de marketing que tenham viés ideológico. Em março, por exemplo, o bar ofereceu rodada dupla de drinks aos clientes que comemoraram a prisão do ex-presidente Michel Temer. Desta vez, a aposta é na culinária dos países ditos socialistas. Nesta sexta-feira, a Rússia será homenageada. No sábado, Cuba e no domingo, a Venezuela. Além de oferecer pratos e bebidas típicas, o evento contará com opções veganas, além de levar bandas e manifestações artísticas em homenagem aos países.

Festa de Israel

Outra opção para o domingo é a Festa de Israel, que acontece no bairro Mangabeiras, de 10h às 16h. Tradicional na capital mineira, o encontro é marcado por clima familiar e tem objetivo de difundir a cultura judaica para os moradores, mostrando costumes, culinária, danças folclóricas, músicas, turismo e oficinas. Esta edição também celebra os 71 anos da independência israelense, conquistada em 14 de maio de 1948. Cerca de 20 barracas vão oferecer comidas típicas, livros e objetos tradicionais. A festa também contará com apresentações de alunos da Escola Theodor Herzl, exibições de Krav Magá e show com o grupo Instituto Kineret de Danças.

Olé! É sempre tempo de música

No sábado, o musical gratuito "Olé! É sempre tempo de música" encerra sua turnê na Praça Duque de Caxias, bairro Santa Tereza. Antes de vir para BH, o espetáculo passou por Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo, trazendo para o palco um repertório extenso, com hits das décadas de 60, 70 e 80. O musical faz uma homenagem a Eduardo Dussek, que compõe o elenco ao lado de Caffeine Trio, Mylena Jardim (vencedora do The Voice Brasil 2016), Adrianna, Marcelo Veronez, Marcelo Ricardo e Barulhista, conduzidos pela MG Big Band, sob a regência do maestro Marcelo Ramos. 


Festival da Coxinha

Fãs de coxinha poderão experimentar uma variedade de recheios do salgado neste sábado e domingo, no Festival da Coxinha, que acontece no estacionamento G3 do Boulevard Shopping, no bairro Santa Efigênia. O evento reúne mais de 30 expositores, entre chefs e estabelecimentos e leva ao público coxinhas com recheio de costelinha, rabada, hambúrguer, além de opções veganas, vegetarianas e doces. As bandas Gamb, Caboclo, FrankStaino, Tio Loss e Bruno Z animam a festa.

Serviço

2ª Fiesta Argentina
Data: 26 de maio, domingo

Horário: de 10h às 19h
Local: Avenida Getúlio Vargas, 1700, Savassi
Ingressos: mediante doação de 1kg de alimento e inscrição no Sympla

1º Festival Gastronômico da Ursal Bar
Data: 24 a 26 de maio
Local: Ursal Praia (Avenida do Contorno, 3479 - Santa Efigênia)

 

28ª Festa de Israel
Data: 26 de maio, domingo
Horário: de 10h às 16h
Local: Praça de Israel, bairro Mangabeiras
Entrada gratuita


Olé! É sempre tempo de música
Data: 25 de maio, sábado
Horário: a partir das 17h
Local: Praça Duque de Caxias, Santa Tereza
Entrada Gratuita


Festival da Coxinha
Data: 25 e 26 de maio, sábado e domingo
Horário: de 13h às 21h
Local: Estacionamento G3 do Boulevard Shopping (Avenida dos Andradas, 3.000)
Entrada Gratuita 

MAIS SOBRE GASTRONOMIA