Restaurante Trindade promove festival com chefs de peso nessa segunda, dia 7

Casa de BH promove festival com Felipe Rameh (Alma Chef, BH), Manu Buffara (Manu, Curitiba), Thiago Castanho (Remanso do Bosque, Belém) e Thomas Troisgros (Olympe, Rio de Janeiro)

por Eduardo Tristão Girão 03/03/2016 14:09
Leandro Couri/EM/D.A Press
O chef Fred Trindade comanda o restaurante Trindade, referência de cozinha brasileira em Belo Horizonte (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Um dos principais restaurantes de Belo Horizonte, o Trindade, do chef Fred Trindade, vai comemorar seus cinco anos com festival na noite dessa segunda-feira, dia 5. Nomes de peso da cena gastronômica brasileira estarão na casa para preparar jantar a várias mãos ao lado do anfitrião: Felipe Rameh (Alma Chef, BH), Manu Buffara (Manu, Curitiba), Thiago Castanho (Remanso do Bosque, Belém) e Thomas Troisgros (Olympe, Rio de Janeiro) vão contribuir com pratos que ilustram bem o movimento de renovação da culinária nacional.

O cardápio será o seguinte:

- Tartar de beterraba com gema de ovo de codorna confitada em azeite e chips de batata baroa (Fred Trindade)
- Salada na brasa – alface assado, lardo, amêndoa e rôti de legumes (Manu Buffara)
- Filhote na brasa, manteiga de aviú, casca de bacuri e farinha de rapadura (Thiago Castanho)
- Arroz de leitão com lombinho, rôti, vôngoles e molho de laranja (Fred Trindade)
- Língua com babaganuche de jiló e couve flor no limão (Thomas Troisgros)
- Carne a definir (Felipe Rameh)
- Pão de tapioca, toffee salgado de cumaru e bacuri (Thiago Castanho)

O jantar começa às 20h30 e menu custa R$ 250 por pessoa, com bebidas à parte. Para a ocasião, foi preparada harmonização com rótulos da cervejaria mineira Wäls para todas as etapas, além de carta de vinho selecionada em função das receitas.

Até o fim do ano, o restaurante promoverá mais dois festivais do tipo, em julho e outubro. Para o próximo, estão cotados os nomes de Alex Atala (D.O.M., São Paulo) e Rodrigo Oliveira (Mocotó, São Paulo); para o último, os de Roberta Sudbrack (Roberta Sudbrack, Rio de Janeiro) e Claude Troisgros (Olympe).

Focado em ingredientes brasileiros, muitos deles fornecidos por pequenos produtores no entorno de Belo Horizonte, o Trindade passou por grande reformulação no fim do ano passado. A reforma da cozinha foi finalmente concluída, tornando possível acompanhar por trás do vidro o trabalho da equipe, e o cardápio ganhou novos pratos (e o sotaque português foi mantido), como os arrozes de leitão (com barriga de porco, ovo frito, migas e páprica defumada) e 'de pescador' (com frutos do mar e cozido com diferentes tipos de caldo).

MAIS SOBRE GASTRONOMIA