Gil do Vigor rasga elogios e agradece Lula por oportunidades de estudo

Ex-BBB se formou em Economia e atualmente faz PhD nos Estados Unidos

Reprodução/YouTube/Montagem
Gil do Vigor agradece Lula (foto: Reprodução/YouTube/Montagem)

Gilberto Nogueira , mais conhecido como Gil do Vigor, fez uma participação especial nesta quarta-feira (01/09), no programa Triangulando , canal no YouTube da  vencedora  do BBB20 ,   Thelma Assis , junto com o ex-presidente Lula da Silva .  

 

 

O ex-BBB aproveitou para agradecer ao político pela influência que ele teve em sua vida acadêmica. Formado em Economia pela UFPE ( Universidade Federal de Pernambuco ), Gil se mudou recentemente para os Estados Unidos para  cursar o PhD  na Universidade de Davis, na Califórnia, com bolsa integral.  

 

"Eu vim de escola pública, hoje eu estou no PhD, isso nunca seria possível se lá atrás alguém não tivesse entendido a importância de trazer o pobre para onde ele deveria estar. Eu sou extremamente apaixonado e grato pelo governo do presidente Lula, que pensou em quem precisava", confessou. 

 

"Fico até emocionado porque eu sei que foi aquela ajuda lá atrás, quando eu pensei que nunca fosse conseguir, o Lula falou 'vamos colocar o pobre, vamos tirar a universidade pública da mão de quem já tem'. Porque o que acontecia: a universidade pública, ela ficava num clico eterno, rico, rico, rico e o pobre é que lute. Como é que ele vai competir? A competição era injusta! Como uma medida alternativa ele [Lula] falou 'peraí, vamos tentar resolver isso a curto prazo, porque a gente sabe que questão de educação não se resolve do dia para a noite'. Então o sistema de cotas veio, foram colocadas várias alternativas para nos ajudar de fato. Eu digo isso porque eu e vários amigos conseguimos ingressar na universidade pública e isso mudou minha vida de fato", afirmou o economista. 

 

Thelminha,  que se formou em Medicina na PUC ( Pontifícia Universidade Católica ), graças ao Prouni  ( Programa Universidade para Todos ), também agradeceu  Lula pelas políticas públicas criadas em seu governo.   

 

"Eu recebi uma carta e nela dizia que eu tinha sido contemplada em 100% para cursar medicina, a PUC. Naquela época, a mensalidade custava R$ 3,5 mil e eu não tinha condição de passar pela porta", afirmou. 
 
"Eu entendo que é uma obrigação do estado, não é um favor, mas não tem como não ser grata. Se hoje estou aqui, olhando nos seus olhos, de alguma forma eu recebi uma oportunidade lá atrás", disse a médica. 
 
O ex-presidente da  República  agradeceu os depoimentos de Gilberto e Thelma .   

"Thelminha, eu que fico gratificado e emocionado vendo pessoas como você e como o Gil chegaram aonde vocês chegaram. O papel do estado é só abrir a porta e dar a oportunidade das pessoas disputarem qualquer coisa neste país".

Lula

 
Na sequência o petista criticou o atual presidente do Brasil e brincou com o bordão de Gil do Vigor , ' O Brasil está lascado '. "O país não está lascado, esse governo é que tá lascando o país. Mas se forme e volte para ajudar a política de solidariedade e de fraternidade”, pediu Lula .  
 
Confira, abaixo, a entrevista na íntegra: