Bill Cosby, acusado de mais de 60 abusos sexuais, deixa a prisão

Ator de 83 anos estava preso desde 2018

Reprodução/YouTube
Bill Cosby deixa a prisão após condenação ser anulada (foto: Reprodução/YouTube )

O ator norte-americano Bill Cosby, de 83 anos, deixou a prisão nesta quarta-feira (30/06), depois de ter sua condenação anulada pela Suprema Corte da Pensilvânia, estado no nordeste dos Estados Unidos

 

 

O humorista, que se tornou uma celebridade ao protagonizar a série The cosby show (1984-1992), foi acusado por mais de 60 abusos sexuais entre os anos de 1960 e 2000. Ele já havia cumprido dois anos da pena, que era de três a dez anos, de acordo com as informações de Daniel Castro, do Notícias da TV.  

 

Em 2018, Bill tinha sido sentenciado a 30 anos de prisão por drogar e abusar sexualmente da ex-jogadora de basquete Andrea Constand em sua mansão na Filadélfia, em 2004.   

 

Além de Andrea, outras cinco mulheres foram autorizadas a testemunhar no julgamento do comediante. O tribunal em primeira instância concluiu que Cosby demonstrou um padrão de drogar e abusar sexualmente das vítimas.  

 

Entretanto, o processo foi anulado porque a Justiça americana exige unanimidade entre o júri para que se possa pronunciar um veredito, alegando que o ator não teve um julgamento justo, uma vez que os testemunhos das cinco acusadoras teriam "contaminado" o processo original. 

 

"Não há provas credíveis e admissíveis suficientes sobre as quais qualquer acusação contra o senhor Cosby relacionada ao incidente de Constand poderia ser provada além de qualquer dúvida razoável", afirmou à Justiça.  

 

Vale destacar que a condenação de Bill foi considerada a primeira vitória da era do #MeToo. Agora, a anulação do caso pode abrir precedente para que outros sigam o mesmo caminho.  

 

Entretanto isso, Kevin Steele, promotor do condado de Montgomery, informou que solicitará a abertura de um novo processo contra o humorista, como autoriza a lei americana.   

"Ele [Cosby] foi considerado culpado por um júri e agora está em liberdade por uma questão processual que é irrelevante para os fatos do crime. Minha esperança é que esta decisão não atrapalhe o relato de agressões sexuais pelas pelas vítimas. Os promotores em meu escritório continuarão a seguir as evidências aonde e a quem quer que elas conduzam".

Kevin Steele

 

 

O promotor ainda agradeceu e elogiou as testemunhas que compartilharam seus traumas e medos durante o julgamento; e reconheceu Andrea pela "bravura em se apresentar e permanecer firme". Apenas contra a ex-jogadora de basquete, constam três crimes de agressão. 
 
"Ainda acreditamos que ninguém está acima da lei, incluindo aqueles que são ricos, famosos e poderosos", encerrou Steele.  

 

Cosby se manifestou após deixar a prisão e falou pela primeira vez sobre o caso em seu perfil do Twitter.   

 

"Nunca mudei a minha postura nem a minha história. Sempre mantive minha inocência. Obrigado a todos os meus fãs, apoiadores e amigos que me deram suporte ao longo de toda essa provação. Um agradecimento especial para a Suprema Corte da Pensilvânia por defender o Estado de direito", escreveu o comediante na publicação.  

 

Veja abaixo, a publicação do ator:

Tags: Bill Cosby