Atriz de The office se desculpa por participar de baile racista

Através das redes sociais, Ellie Kemper prometeu rever seus privilégios enquanto mulher branca

Divulgação
Ellie Kemper em The office (foto: Divulgação)
 

Ellie Kemper, conhecida por seu trabalho com a personagem Erin, da série The office, foi às redes sociais se desculpar por ter participado de um concurso de beleza com histórico racista no estado do Missouri, nos Estados Unidos, em 1999. Na ocasião, Ellie tinha 19 anos.

 

"A organização centenária que sediou o baile de debutantes tinha um passado inquestionavelmente racista, machista e elitista. Eu não estava ciente da história na época, mas ignorância não é desculpa. Eu tinha idade suficiente para ter me educado antes de participar", escreveu a atriz.

 

O tal concurso é o Veiled Prophet Ball (Baile do profeta velado, em tradução livre) e foi fundado em 1877. Até o fim dos anos 70, a celebração acontecia em um clube que proibia a entrada de negros e judeus. O criador do baile foi Charles Slayback, magnata aliado aos Confederados escravistas.

 

Ao longo dos anos, o festival até tentou se desenvencilhar do histórico racista, mudando o nome para Feira Saint Louis. Nos primeiros anos, a organização promoveu diversas festas onde os convidados usavam capuzes brancos, muito iguais aos usados Ku Klux Klan, grupo supremacista branco norte-americano.

 

Na época, Ellie Kemper foi eleita a rainha do amor e da beleza. Em fotos que circularam nas redes sociais, a atriz aparece sorrindo ao receber o prêmio. Em pronunciamento no instagram, a atriz falou em rever seus privilégios enquanto mulher branca: “Eu lamento, denuncio e rejeito a supremacia branca. Ao mesmo tempo, reconheço que, por causa da minha raça e do meu privilégio, sou beneficiária de um sistema que tem justiça desigual e recompensas desiguais. Quero me desculpar com as pessoas que desapontei, prometo que vou ouvir e continuar me educando”, relatou Kemper.  Confira o desabafo completo: