Morre comediante Paul Mooney, aos 79 anos, após parada cardíaca

Ator é conhecido por trabalhos em A história de Buddy Holly e A hora do show

Divulgação
Paul Mooney, morto aos 79 anos, vítima de parada cardíaca (foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (19/05), o ator Paul Mooney morreu aos 79 anos, em Oakland, Califórnia, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo site norte-americano TMZ.

 

O comediante, que soma diversos trabalhos, ficou conhecido pela parceria com Richard Pryor (1940 - 2005). Mooney iniciou sua carreira artística no circo,  local onde nasceu sua paixão por escrever e contar pidas. Ao longo de sua trajetória, atuou em diversos filmes e séries. Entre eles, estão os longas A hora do show, A História de Buddy Holly e Meet the blacks.

 

Paul conheceu Richard Pryor no final dos anos 1960 e os dois começaram a trabalhar juntos logo na sequência. Pryor pediu à NBC para o comediante ser o responsável por escrever o episódio do Saturday night live apresentado por ele, em 1975.

Apesar de ser mais conhecido por seu trabalho como comediante, Mooney também era crítico social e escritor, tendo trabalhado em parceria com Dave Chappelle. O artista assinou como autor de diversos projetos, como alguns episódios da série Chappelle’s show  e Pryor’s place.

 

A atriz Viola Davis lamentou a morte do ator nas redes sociais. "Você era engraçado e comovente. Feliz por ter testemunhado sua genialidade ao vivo. Descanse bem."