Lima Duarte dá entrevista e conta que nunca foi amado por nenhuma mulher

Ator está em isolamento na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo

Reprodução/TV Globo
Lima Duarte está em isolamento no interior de São Paulo e deu entrevista para o jornal Extra (foto: Reprodução/TV Globo)
 

O ator Lima Duarte concedeu entrevista ao jornal Extra e comentou sobre diversos assuntos, a começar pela reprise da novela O salvador da pátria no canal Viva, onde Lima vive Sasá-Mutema, um dos grandes personagens de sua longa carreira. Os capítulos serão exibidos a partir da próxima segunda-feira (12/04).

 

"É um personagem que merece uma atenção um 'tiquinho' maior. Agora é o agronegócio, mas, na minha época, era o pequeno negócio (risos). Plantava o que eu gostaria de comer. Não tinha essas pendengas de Brasília. E a novela falava desse momento de transição do país. Sassá era um jardineiro que tocava nas flores e elas vicejavam. Virou político, isso se perdeu. Também foi um homem que não sabia ler nem escrever e amou errado a professorinha. É uma história linda", contou o ator ao jornal.

 

A 'professorinha' foi vivida por Maitê Proença, com quem Lima teve um breve romance, segundo ele. "A vida nos levou para outros cantos, mas torço sempre para ela ser feliz", disse Duarte que, apesar de ter sido casado quatro vezes, revelou que acredita nunca ter sido amado de verdade. 

 

"Sempre falava para as meninas terem cuidado comigo porque sou de Áries com ascendente em Escorpião, mas não entendo de Astrologia. Acho que nunca nenhuma mulher me amou. Eu não me amo. Amo meus personagens", brincou.

 

Lima Duarte cumpre o isolamento social por conta da pandemia em um sítio no interior de São Paulo, na cidade de Indaiatuba. O ator passa os dias lendo, revendo antigas novelas e aguarda o momento certo para gravar suas cenas para a segunda temporada de Aruanas, série exclusiva do Globoplay.

 

"Ouço música e leio o dia todo. Também vejo novelas antigas. Gosto porque me lembro do que aconteceu além das cenas. Você não queira saber o que é, ou melhor, o que eram os Estúdios Globo. Orgulhos, egos, ódios, amores", disse o ator em entrevista.

 

Lima, que tem 91 anos, vem se descobrindo um grande influenciador digital e se diverte nas redes sociais, contando curiosidades dos bastidores de gravações feitas por ele na TV Globo, falando sobre seus personagens e alguns momentos marcantes de sua vida. Mesmo que, segundo ele mesmo disse, não entenda muito "dessa web". 

 

"Meus netos fazem tudo, eu só falo. Conto porque tem coisas que vi ou vivi, que podem ser interessantes para a moçada. Só que não tenho a menor ideia de como funciona essa web. Vejo graça em algumas coisas, mas a verdade é que tenho um imenso pavor do virtual", contou Lima.

 

Além de cumprir rigorosamente o isolamento, Lima Duarte já tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19. Sobre a pandemia, se mostrou bastante preocupado com o Brasil e o restante do mundo. "Penso nos netos, nos filhos. O que tem acontecido conosco? Pragas, tragédias, vírus, a presidência… Nossa Senhora, quantas bobagens e mentiras temos visto! Sem contar a grosseria brutal. O homem (Jair Bolsonaro) falou que a vacina da China não presta. Mas eu estou me sentindo muito bem vacinado. E eu amo a sabedoria oriental", completou o ator.