Oprah descarta rainha Elizabeth e príncipe Philip de acusações racistas

Príncipe Harry e Megan Markle comentaram o caso em entrevista dada a jornalista no domingo (07/03)

Divulgação/CBS
A jornalista e apresentadora Oprah Winfrey (foto: Divulgação/CBS)
 

A jornalista, empresária e apresentadora Oprah Winfrey afirmou que a rainha Elizabeth e o príncipe Philip não estavam envolvidos em conversas que relatavam preocupação com o tom de pele do primeiro filho do príncipe Harry com a atriz Meghan Markle.

 

O assunto veio a público em uma entrevista que o casal concedeu neste domingo (07/03) para Oprah. Meghan disse que havia um temor por parte da realeza com relação a cor de seu primeiro filho com Harry, Archie, que nasceu em 2019.

 

Ambos não citaram nomes, mas a atriz relatou estar bem segura com a situação, onde alguns encaravam como um problema o fato de Archie nascer com a pele mais escura. Harry conta que o racismo pesou para a saída do casal do Reino Unido.

Joe Pugliese/CBS
Meghan Markle em entrevista com Oprah Winfrey (foto: Joe Pugliese/CBS)
 

A decisão gerou animosidades entre a família. Neste trecho, Harry conta que seu pai, príncipe Charles, não atende mais suas ligações.

 

"Passei muitos anos fazendo o trabalho e aprendendo por conta própria. Mas então, na minha educação e no sistema em que fui criado e a que fui exposto, eu não estava ciente disso. Mas, meu Deus, não demorou muito para repentinamente tomar consciência disso", disse Harry.

 

Segundo Meghan, ela foi informada ainda grávida que ao nascer, Archie não teria o título de príncipe e com isso não estaria apto aos benefícios dados aos membros da realeza, como segurança oficial. Oprah a perguntou se para ela era importante que seu filho tivesse a honraria e ela se mostrou desapegada quanto a isso, mas alertou para o fato de que a decisão do Palácio de Buckingham poderia ter cunho racista, já que seu filho seria o primeiro membro da família real com ascendência negra.

 

Em entrevista à CBS, Oprah comentou o assunto e disse que Harry não a contou de onde partiu a atitude de cunho racista, mas eximiu os avós da situação. "Ele não compartilhou a identidade comigo, mas queria ter certeza de que eu sabia, se eu tivesse a oportunidade de compartilhar, que nem sua avó nem seu avô fizeram parte dessas conversas", disse a jronalsita à emissora, que ainda insistiu fora das gravações para saber de fato quem eram os responsáveis.  Confira a conversa de Oprah com os ex-membros da realeza Harry e Meghan.