Morre, aos 82 anos, o ator Sergio Mamberti

O eterno Doutor Victor do Castelo Rá-Tim-Bum estava internado desde o último dia 25 em São Paulo para tratar uma infecção pulmonar

Estado de Minas 03/09/2021 06:28
Marcelo Tholedo/Divulgação - 13/11/2011
Mamberti foi levado ao hospital na última quarta-feira (25/08) com uma infecção (foto: Marcelo Tholedo/Divulgação - 13/11/2011 )

Morreu na madrugada desta sexta-feira o ator Sergio Mamberti. Ele tinha 82 anos e estava internado em São Paulo (SP) com uma infecção pulmonar. 


O ator é famoso pelos papéis de Eugênio na novela Vale Tudo e como Doutor Victor do culturado programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum, que foi ao ar entre 1994 e 1997.

Relembre Sergio Mamberti no Castelo Rá-Tim-Bum



Sergio Mamberti nasceu em Santos, no litoral paulista, em 22 de abril de 1939. Neste ano, ele lançou a biografia Sérgio Mamberti: Senhor do meu tempo. “A minha história se confunde com a do teatro e da dramaturgia no Brasil. Esta biografia, escrita a quatro mãos por mim e pelo Dirceu Alves Jr., celebra as minhas oito décadas de vida”, escreveu no Instagram em abril. 



Seu último papel na TV foi como o cardeal Dom Manfredo na novela Sol Nascente, em 2016. No fim do ano passado, Mamberti estrelou, no teatro paulistano, L Rapsódia Lorca Poesia e Música, em que fazia a leitura dramática de poemas do espanhol Federico Garcia Lorca. A apresentação foi transmitida pela internet por conta das restrições da pandemia da COVID-19. 

Ele também atuou no filme O Pastor e o Guerrilheiro, que deve ser lançado no ano que vem. 

Internação


Mamberti foi levado a um hospital da rede Prevent Senior, em São Paulo, na última quarta-feira (25/08), pois apenas tratava da infecção. No entanto, as complicações aconteceram no fim de semana seguinte, quando ele precisou ser intubado às pressas.  

"Foi o pulmão, de novo. Aí, dá insuficiência renal. Meu pai tem deficiência cardíaca, ele tem um sopro no coração. Isso dificulta o bombeamento do sangue. Então, ele tem que tomar pouca água, senão encharca o coração e o pulmão. Você cuida de um lado e pega o outro", relatou Carlos ao Notícias da TV.
 
Mamberti fala sobre BH em entrevista à coluna Hit, em 2017 
 
 
 "Por exemplo: meu pai cuidou disso e o que aconteceu? O rim fica ruim. Então, ele foi intubado na madrugada de domingo. Ele estava muito desconfortável e preferiram [pela intubação]. Fui autorizar [o procedimento] às 3h da manhã. É delicada a situação, mas meu pai tem muita vontade de viver porque senão não estaria aqui", continuou. 
 
Em 17 de agosto, o cineasta Fabricio Mamberti, outro filho do ator, publicou uma foto de Sergio no Instagram. "Mamba pai manda beijos a todos", diz a legenda. Sorridente, ele aparecia acenando e usando um catéter nasal. (Com informações de Gabriel Elias/Especial para o EM)

MAIS SOBRE E-MAIS