Maradona: Músicas e documentários que contam a história do jogador

O jogador Maradona morreu nesta quarta-feira (25/11), vítima de uma parada cardiorrespiratória

Paula Barbirato - Correio Braziliense 26/11/2020 08:57
Netflix/Divulgação
Documentário sobre o ídolo argentino, Diego Armando Maradona (foto: Netflix/Divulgação)
O futebol perdeu, nesta quarta-feira (25/11), Diego Armando Maradona, um ídolo que marcou o esporte e também projetou a seleção da Argentina como bicampeã mundial. O atleta morreu vítima de uma parada cardiorrespiratória aos 60 anos. Entre conquistas históricas e momentos polêmicos, o futebolista foi homenageado em músicas, livros e documentários ao decorrer da vida.

Eduardo Galeano, escritor e jornalista uruguaio, definiu Maradona, na literatura, como “o mais humano dos Deuses”, no livro Cerrado por fútbol, de 1995, sobre paixões dentro do futebol. Na passagem escrita, Galeano comenta acerca dos adjetivos atribuídos a ele em relação às drogas, relacionamentos e irresponsabilidade. “A fama, que o salvou da miséria, o fez prisioneiro”, completa.

Músicas

La mano de Dios (2000), de Rodrigo el Potro

Canção que é considerada um segundo hino na Argentina. O artista Rodrigo el Potro foi um cantor argentino que compôs La mano de Dios em homenagem a Maradona. O nome se refere ao gol do jogador contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986, nas quartas de finais.

Na ocasião, Maradona saiu da partida e disse que o gol foi um pouco com a cabeça e um pouco com a mão de Deus. A música de Rodrigo, portanto, recebe este título em homenagem ao jogador. Além disso, a letra exalta a vida humilde que Maradona teve na infância e os desafios enfrentados até se tornar um jogador de futebol para ajudar a família.
 
 

Para siempre Diego (2001), de Los Ratones Paranoicos

Era 10 de novembro de 2001, quando um jogo ocorria como despedida de Maradona na Bombonera, estádio do time argentino Boca Juniors, o qual o futebolista atuou por anos. A banda argentina Los Ratones Paranoicos adaptou a canção autoral Para siempre para o título Para siempre Diego, em homenagem a ele.
 
 

La vida tombola (2007), de Manu Chao

Lançada para no álbum La radiolina, em 2007, a música La vida tombola é uma composição do artista francês Manu Chao. Inspirada nos momentos difíceis da vida do jogador, o músico exalta a frase “si yo fuera Maradona, viviría como el” (se eu fosse Maradona, viveria como ele), como uma forma de homenagem. A reação do futebolista ao escutar a canção foi registrada no documentário de Emir Kusturica.


Filmes e documentários

Amando Maradona (2005), de Javier Vazquez

A vida de Diego Maradona é retratada no documentário Amando Maradona, do cineasta espanhol Javier Vazquez. O enredo é passado desde a infância do jogador, nascido em Villa Fiorito, no sul de Buenos Aires, na Argentina, até a carreira profissional no futebol e situações polêmicas. O longa também conta sobre a reclusão do esportista em Cuba, a qual esteve para tratar questões de saúde.
 
 

Maradona (2008), de Kusturica

Este documentário do cineasta bósnio Kusturica também fala sobre a vida de Maradona, mas com acesso ao cotidiano do atleta. O objetivo da produção audiovisual é explorar e lançar o questionamento se o jogador foi o melhor do mundo no futebol. Além disso, contém o registro de Maradona ao escutar a música de Manu Chao, La vida tombola.
 
 

*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel

MAIS SOBRE E-MAIS