Documentários mostram as diferentes facetas de Diego Maradona

Astro morreu nesta quarta-feira (25). Filmes e série tentaram captar a figura controversa do jogador que fez história na seleção argentina e no futebol mundial

Guilherme Augusto 25/11/2020 17:10
HBO/Divulgação
Cena do documentário ''Diego Maradona'' (2019), de Asif Kapadia. À época do lançamento, o argentino sugeriu que os fãs não assistissem a produção. (foto: HBO/Divulgação)

Figura ímpar, polêmico e genial com a bola nos pés, Diego Maradona morreu nesta quarta-feira (25), na Argentina, aos 60 anos, após uma parada cardiorrespiratório. Ídolo incontestável de mais de uma geração de fãs do futebol, ele protagonizou alguns dos acontecimentos mais memoráveis da história do esporte, como quando marcou o famoso ''la mano de dios'' e o que ficou conhecido como ''o gol do século'', marcado após driblar seis jogadores ingleses e tocar a bola para o gol vazio. 

Por essas e outras razões, o jogador virou tema do documentário Diego Maradona (2019), lançado no Brasil pela HBO. Dirigido pelo britânico Asif Kapadia - também responsável pelos premiados Amy (2015), sobre a cantora Amy Winehouse (1983-2011), e Senna, a respeito do piloto brasileiro de Fórmula 1 -, o filme mostra os bastidores da carreira do atleta, sua vida familiar e antigas entrevistas. 

O longa de duas horas de duração aborda principalmente o período entre 1984 e 1991 da vida do astro do futebol. Ainda que seja o personagem principal da narrativa, Maradona não concedeu depoimentos para a produção do filme e também ficou de fora da pré-estreia no Festival de Cannes. À época, a distribuidora do filme informou que o motivo da ausência teria sido uma ''lesão no ombro que requer assistência médica''. 

No cartaz do filme, foi utilizado o subtítulo ''Rebelde, herói, vigarista e Deus''. O uso do termo ''vigarista'' teria incomodado o argentino, que pediu para que os fãs não assistissem à produção. 

''Joguei futebol e ganhei meu dinheiro correndo atrás da bola. Não extorqui ninguém'', comentou Maradona em uma entrevista à rede de TV Univisión. ''Se eles querem atrair o público assim, estão equivocados... O título não me agrada, e se o título não me agrada, o filme não me agradará. Não vão vê-lo'', acrescentou.
 
 

Sem filtro  


Já no documentário Maradona, o argentino deu acesso ilimitado ao célebre diretor sérvio Emir Kusturica. No longa, ele conta a história do astro do futebol, desde a origem humilde até a fama mundial, além de assuntos delicados como a dependência química. 

Lançado em 2008, a produção levou cerca de dois anos para ser concluída e resultou num filme no qual o diretor diz que ''Diego fala com o coração''. Um dos destaques do documentário é a canção La vida tombola, do cantor francês Manu Chao, originalmente lançada no álbum La radiolina, de 2007. 
 
 

Série da Netflix  


Diego Maradona também virou série da Netflix. Ao longo dos sete episódios de Maradona no México, de Angus Macqueen, o ex-camisa 10 da Argentina assume o cargo de treinador do Dorados de Sinaloa a pedido do presidente do time, que não queria ver sua cidade associada às drogas. 

O ícone vai ao coração do Cartel de Sinaloa para ''salvar o time local e talvez até a si próprio'', diz a sinopse oficial do documentário. A minissérie está disponível na plataforma de streaming.
 
 
 
 

MAIS SOBRE CINEMA