New York Times coloca Sônia Braga entre 'os melhores atores e atrizes do século'

Os trabalhos da atriz brasileira em 'Bacurau' e 'Aquarius' foram destacados por críticos de cinema do jornal

Natasha Werneck* 25/11/2020 12:46
Cleiton Thiele/Agência Pressphoto
Sônia Braga é eleita 24° atriz do século XXI pelo New York Times (foto: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto)
O jornal “The New York Times” publicou uma lista com os nomes de atores e atrizes do século nesta quarta-feira, 25. A atriz brasileira Sônia Braga aparece em 24° lugar do ranking e seus trabalhos em “Bacurau” (2019) e “Aquarius” (2016) foram destacados.

A lista foi selecionada pelos críticos de cinema do jornal, Manohla Dargis e A. O. Scott. Eles disseram que ‘estamos na época de ouro da atuação’ e não existe fórmula para escolher os melhores artistas dos últimos 20 anos. “Essa lista é necessariamente subjetiva e possivelmente escandalosa em suas omissões. Alguns desses artistas são novos na cena; outros já existam há décadas. Ao fazer nossas escolhas, nos concentramos neste século e olhamos para além de Hollywood”, anunciaram.

Veja o que falaram de Sônia Braga, em “Aquarius” e “Bacurau”:

“MANOHLA DARGIS Recentemente, relembrei “Aquarius” (2016) para nossa ode a Sônia Braga. Para quem ainda não viu: Braga estrela como Clara, uma escritora cujo apartamento está virado para o Atlântico. A maior parte da história segue Clara apenas vivendo sua vida enquanto espanca seu senhorio. Braga se encaixa perfeitamente no realismo maravilhoso e despojado do diretor Kleber Mendonça Filho. Desta vez, enquanto assistia ao filme - em parte motivado por, aham, um título de capítulo chamado “Cabelo de Clara” - notei como Braga ficava reorganizando sua opulenta cortina de cabelo. E, enquanto ela varria e abaixava, percebi que Mendonça não estava apenas apresentando uma personagem, mas também a lenda que a interpretava.

AO SCOTT É um lembrete - ao mesmo tempo subliminar e descarado - de que Braga foi um grande negócio no Brasil e além nas décadas de 1970 e 1980, a resposta de seu país a Sophia Loren. Seus filmes com Mendonça (“Bacurau” este ano também “Aquário”) se inspiram nessa história e exploram seu carisma da velha guarda. Mas eles não são apenas transformações de estrelas no fim da carreira. Clara não é Sonia Braga: ela é uma mulher altamente específica com sua própria história de conquistas, casos de amor e arrependimentos. Mas só uma artista com a autoconfiança absoluta de Braga, sua indiferença heróica ao que os outros pensam dela, poderia trazer Clara à vida.

DARGIS Mas o que achei fascinante em “Aquário” desta vez é que Clara também é braga, no sentido de que o significado da personagem é parcialmente moldado por tudo o que Braga traz sempre que está na tela, incluindo sua história no cinema brasileiro como uma mulher de ascendência mista bem como suas aventuras em Hollywood. Há algo fantasticamente libertador em ver Braga interpretar esta mulher majestosa, que tem rugas visíveis e nunca fez reconstrução da mama após a mastectomia. Isso é especialmente verdade considerando que Braga já foi traído como uma estrela do sexo. “Não há mais nada para chamá-la”, um crítico escreveu certa vez - bem, você poderia chamá-la de atriz.

SCOTT Sua habilidade se manifesta de forma totalmente diferente em “Bacurau” deste ano, uma alegoria de ficção científica loucamente fantástica (e violenta) do Brasil em crise que se afasta do realismo dos outros filmes de Mendonça sem abandonar sua paixão política ou seu humanismo. Braga, parte de um vasto conjunto que inclui atores não profissionais, é essencial para isso. Ela interpreta Domingas, uma médica de uma pequena cidade com problemas com a bebida e uma personalidade às vezes abrasiva - um papel cômico e sem glamour que ninguém mais poderia ter desempenhado com tanta profundidade e graça. Ou, como disse Mendonça: “Em uma sinfonia, ela seria o piano”.”
 
Divulgação
Cena do filme 'Bacurau' com Sônia Braga (foto: Divulgação)
 

Confira a lista completa dos “25 maiores atores do século XXI”:

  1. Denzel Washington
  2. Isabelle Huppert
  3. Daniel Day-Lewis
  4. Keanu Reeves
  5. Nicole Kidman
  6. Song Kang-Ho
  7. Toni Servillo
  8. Zhao Tao
  9. Viola Davis
  10. Saoirse Ronan
  11. Julianne Moore
  12. Joaquin Phoenix
  13. Tilda Swinton
  14. Oscar Isaac
  15. Michael B. Jordan
  16. Kim Min-hee
  17. Alfre Woodard
  18. Willem Dafoe
  19. Wes Studi
  20. Rob Morgan
  21. Catherine Deneuve
  22. Melissa McCarthy
  23. Mahershala Ali
  24. Sônia Braga (Brasil!)
  25. Gael García Bernal
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 
Erro ao renderizar o portlet: 0000 - Main - Vitrine

Erro: 

MAIS SOBRE E-MAIS