Faustão presta homenagem a Gugu e lembra: 'fomos adversários, jamais inimigos'

Apresentador da Globo lembrou da relação que tinha com o colega e lembrou da guerra pela audiência entre os programas dos dois entre as décadas de 1990 e 2000

Rede Globo/Reprodução
Fausto Silva homenageou Gugu Liberato neste domingo (foto: Rede Globo/Reprodução)


O apresentador Fausto Silva prestou homenagem Gugu Liberato, morto aos 60 anos nos Estados Unidos. Durante o Domingão do Faustão, na noite de hoje, ele falou da importância do colega para a TV brasileira, prestou condolências à família, falou sobre a relação dos dois e lembrou a guerra pela audiência entre os programas que apresentavam. 

A homenagem a Gugu veio pouco antes do quadro Dança dos Famosos. “Tenho que registrar as perdas deste ano rapidamente. Beth Carvalho, Maurício Sherman, Jorge Fernando, Reinaldo, O Príncipe do Pagode, e agora a morte de Gugu Liberato, da maneira absurda e precoce que aconteceu. Uma das figuras mais importantes da história da televisão, como animador, apresentador, como produtor”, disse Faustão. 

Em seguida, ele abriu espaço para que os jurados falassem sobre Gugu. Entre eles, a atriz Viviane Araújo, o cantor e apresentador Ronnie Von e o também cantor Di Ferrero.

Faustão continuou.“Embora não tivéssemos amizade, a gente sempre teve uma relação muito cordial, muito respeitosa. Lembro até uma vez que a gente se encontrou no aeroporto, acabou que a gente foi jantar em Hong Kong, há 35 anos. Ele era muito educado, muito generoso. O importante é que a família dele, de origem portuguesa, muito forte, vai saber dar a Rose (viúva de Gugu) a estrutura que ela vai precisar para tocar a vida. Principalmente porque são duas gêmeas com 15 anos, e um garoto com 18 anos”, declarou o apresentador da Globo. 

Fausto Silva também lembrou a disputa pela audiência entre o Domingo Legal, apresentado por Gugu no SBT, e o Domingão do Faustão, entre meados da década de 1990 e o início do ano 2000. “Nós que durante alguns anos disputamos audiência, ele até foi líder de audiência alguns anos, nunca tivemos nenhum problema. Ao contrário, nós fomos adversários, jamais fomos inimigos”, enfatizou. Em 2003, ambos protagonizaram um momento muito lembrado pelos telespectadores. Em plena “guerra” pela audiência, eles entraram ao vivo no programa um do outro para a campanha “Junta, Brasil!”, da Nestlé. Assista:



Neste domingo, Faustão concluiu a homenagem com a imagem do colega no telão do palco e um salva de palmas da plateia. “O Gugu eternamente será lembrado pelos seus fãs, pelo seu público, por sua importância na história e no legado que deixou para a televisão do Brasil”, pontuou. 

Domingo de homenagens


A programação da TV neste domingo foi marcada por homenagens ao apresentador Gugu Liberato, que morreu na sexta-feira (22) após sofrer uma queda do sótão da casa onde morava com a família em Orlando, no estado da Flórida (EUA). 

Pela manhã, na Record, emissora onde Gugu trabalhava desde 2009, o programa Domingo Show, do apresentador Geraldo Luís, falou sobre a carreira do apresentador e deu atualizações ao vivo sobre o caso. No programa, Luiz Bacci, também apresentador da Record, disse que conversou com Rose Miriam por telefone. Segundo ele, sobre o acidente, ela disse “só se lembrar do barulho”. Rose Miriam é médica e prestou os primeiros socorros ao marido, conforme Bacci

Mais tarde, no programa A Hora do Faro, o apresentador Rodrigo Faro não conteve a emoção e interrompeu o programa por alguns minutos para chorar. “Se tem uma pessoa a quem eu devo todo reconhecimento, o carinho que eu recebo de vocês hoje aí de casa todo domingo, uma das pessoas mais importantes que merece sim esse obrigado, é o Gugu”, disse. 

Também à tarde, a atriz Taís Araújo abriu o programa Pop Star, da Globo, com uma homenagem a Gugu Liberato, quando a plateia da disputa musical gritou “Domingo Legal”, como era feito no programa do apresentador. 

No SBT, o Domingo Legal, hoje com Celso Portioli, também prestou homenagem ao antigo apresentador, que comandou o programa entre 1993 e 2009. 

A abertura trouxe imagens antigas de Gugu à frente da atração: o apresentador entusiasmado interagindo com a plateia, dançando a coreografia da música Meu Pintinho Amarelinho.

Celso Portiolli relembrou emocionado a trajetória de Gugu no SBT e falou sobre o luto. "A tristeza é muito grande, é imensa, a minha dor, a dor de todos os que estão aqui. Eu quero deixar os meus profundos sentimentos à família do Gugu. Fica aqui o meu profundo pesar a vocês", disse.

A atração também exibiu entrevistas com artistas do SBT falando sobre a morte do apresentador.

Mara Maravilha apareceu abatida e chorando. "Gugu não está morto. Ele é uma luz que sempre estará acesa."

Raul Gil falou sobre a relação que tinha com o apresentador há mais de três décadas. "Eu tenho muito orgulho do Gugu porque ele iniciou sua carreira praticamente no Brasil todo no programa de júri do Raul Gil em 1981. Hoje, nós perdemos um irmão um filho, um dos maiores orgulhos que eu tinha da minha vida e continuo tendo é que ele sempre lembrava: 'Raul Gil é o meu padrinho'. Eu perdi o meu afilhado", afirmou. 

MAIS SOBRE E-MAIS