Gugu Liberato morre aos 60 anos após acidente doméstico nos Estados Unidos

Nota de falecimento foi divulgada por volta das 21h desta sexta-feira pela assessoria de imprensa do apresentador

Antonio Chahestian /Record Tv
(foto: Antonio Chahestian /Record Tv)

 
O apresentador Gugu Liberato morreu aos 60 anos nesta sexta-feira (22), no Hospital Orlando Health, em Orlando, Estados Unidos. A morte do apresentador foi confirmada por meio de nota de falecimento, divulgada por sua assessoria de imprensa. Ele estava internado desde quarta-feira (21) após sofrer acidente doméstico. O astro teve traumatismo craniano ao cair da altura de quatro metros e bater com a cabeça na quina de um móvel. A queda ocorreu enquanto Gugu tentava consertar o ar-condicionado da casa. Ele deixa viúva a médica Rose Miriam Di Matteo, e os filhos João Augusto, Sofia e Marina. A família doará os órgãos.

Antônio Augusto de Moraes Liberato nasceu em 10 de abril de 1959, em São Paulo. Filho de Claudino Augusto e Maria do Céu, ambos portugueses, Gugu tinha dois irmãos, o administrador de empresas Amândio Liberato e a numeróloga Aparecida Liberato. Desde cedo se revelou um comunicador nato. Começou a trabalhar na televisão aos 14 anos como assistente de produção do programa Domingo no parque, apresentado por Silvio Santos. Acabaria contratado pelo dono do SBT.

O começo foi por meio de Sessão premiada, formado por um mix de seriados norte-americanos. Ele se projetou em 1982 com o Viva a noite, que era exibido aos sábados, unindo entretenimento, música e jogos. Inicialmente, dividia a apresentação com outras figuras, mas acabou se tornando a estrela do programa. Dirigido por Homero Salles, teria piques de audiência e chegaria à liderança, superando concorrentes como Perdidos na noite, da Rede Bandeirantes, e Supercine, da Rede Globo. Foi no Viva a noite que se tornaria famosa a Dança do passarinho.

Concorrência

O sucesso não demoraria a levar a um convite da concorrente, a Globo. Consta que Silvio Santos teria ido ao escritório da empresa, no Rio de Janeiro, pedir diretamente a Roberto Marinho que liberasse o apresentador de volta. Feito o acordo, o SBT teria aumentado em 10 vezes o salário de Gugu. Ao mesmo tempo, garantiria a presença dele em parte da grade dominical da emissora de origem, comandando os programas Cidade contra cidade e Passa ou repassa.

A partir de 1989, Gugu é escalado para várias atrações do SBT. Entre os destaques, TV animal. Mostrava curiosidades relativas aos bichos, com reportagens sobre diversas espécies. Exibido entre 1989 e 1991, Corrida maluca se tornou um dos grandes sucessos da grade do SBT. Gugu comandaria posteriormente o Sabadão sertanejo, sempre nas noites de sábados, no período em que as duplas sertanejas estavam estourando no país. 

Banheira e táxi

Gugu se projetou ainda mais a partir do Domingo legal, em 1993.  Um dos momentos icônicos veio com a Banheira do Gugu, em que levava modelos – mulheres e homens – em trajes minúsculos para se agarrar na disputa por sabonetes numa banheira improvisada. Entre outros destaques estavam Táxi do Gugu, em que o apresentador, disfarçado, dirigia um táxi pelas ruas de São Paulo, além de Telegrama legal e Lendas urbanas. Por diversos meses consecutivos, o Domingo legal conquistaria a audiência isolada no Ibope, vencendo seu principal concorrente, o Domingão do Faustão, da Rede Globo.

No auge do sucesso, porém, Gugu viveria uma fase de questionamento profissional ao exibir, em setembro de 2003, entrevista atribuída a líderes do chamado Primeiro Comando da Capital (PCC), organização criminosa. Durante o vídeo, integrantes do grupo fizeram uma série de ameaças contra o vice-prefeito de São Paulo na época, Hélio Bicudo, e também a apresentadores de programas de conteúdo policial, como José Luiz Datena e Marcelo Rezende. A veracidade foi questionada.

O reinado durou até 25 de junho de 2009. Ao receber proposta milionária, Gugu Liberato deixa o SBT, depois de 16 anos à frente do Domingo legal, e se transfere para a Rede Record. Estreou o Programa do Gugu na nova emissora em 30 de agosto daquele ano. Exibido aos domingos, entre 20h e meia-noite, teve audiência abaixo do esperado e foi remanejado para as 16h.
 
 
O formato foi mantido na Record até junho de 2013. Insatisfeito com cortes de verbas na produção, Gugu fez um acordo para deixar de apresentar o programa. Em abril de 2018, o apresentador assumiu a nova temporada do Power Couple Brasil, reality envolvendo casais. Em julho do mesmo ano, estreou também na Record o talent show Canta comigo, em que candidatos se apresentam diante de um time de 100 jurados, depois incorporados às performances.

Cantor e ator

Gugu Liberato também se aventurou como ator e até cantor. O apresentador participou de vários filmes d'Os Trapalhões, como o Os fantasmas trapalhões (1987), O casamento dos trapalhões (1988), Os Trapalhões na terra dos monstros (1989), Uma escola atrapalhada (1990), e O noviço rebelde (1997). Também participou de Xuxa e os duendes (2001), com Xuxa Meneghel. Gugu lançou LPs e CDs, incluindo o álbum de estúdio Gugu para crianças (2002).

Dos amigos e colegas

"É com muito pesar que a Record TV lamenta o falecimento do apresentador Gugu Liberato nesta sexta, dia 22 de novembro de 2019”
José Luís Datena, apresentador

“Um comunicador que levou sorrisos a milhões de lares brasileiros”
Renato Aragão, comediante

“Triste como amigo, triste como admirador, triste como colega, triste como telespectador”
Luciano Huck, apresentador

“Não dá para falar da minha vida profissional sem Augusto Liberato”
Rodrigo Faro, ator e apresentador

“A comunicação brasileira perde hoje um dos seus maiores representantes”
Walcy Carrasco, dramaturgo

“Toda nossa solidariedade aos parentes de Gugu Liberato”
William Bonner, âncora do Jornal Nacional

“Muito triste, muito triste... Lamento muito sua partida. Meus sentimentos e minha solidariedade à família”
Ana Maria Braga, apresentadora

Homenagem do SBT

O SBT publicou um vídeo em homenagem ao apresentador Gugu Liberato. “A família SBT se solidariza com a família do nosso querido Gugu Liberato e deseja que Deus conforte seus corações”, informa o vídeo. Gugu Liberato, que vinha trabalhando na Record TV, passou boa parte de sua carreira na emissora de Silvio Santos, onde viveu o auge do sucesso. “A família SBT lamenta profundamente a morte do apresentador Augusto Liberato, que faleceu em decorrência de um trauma causado por um acidente doméstico em sua residência de Orlando, Estados Unidos. A emissora reforça que Gugu será sempre parte de sua história e presta sua solidariedade a todos os seus familiares, amigos e fãs', diz o texto do vídeo.

MAIS SOBRE E-MAIS