Livro que Crivella censurou se esgota na Bienal do Rio

Todos os exemplares de "Vingadores, A Cruzada das Crianças" foram vendidos em pouco mais de meia hora. Gibi traz imagens de dois rapazes se beijando e trocando carinho

por Fernanda Borges 06/09/2019 10:10
Divulgação
(foto: Divulgação)

Todos os exemplares de "Vingadores, A Cruzada das Crianças" que estavam à venda na Bienal do Livro do Rio de Janeiro se esgotaram em pouco mais de meia hora nesta sexta-feira, informou a organização do evento. O gibi, que traz imagens de dois rapazes se beijando e trocando carinho, foi censurado ontem pelo prefeito Marcelo Crivella (PRB).

"Pessoal, precisamos proteger as nossas crianças. Por isso, determinamos que os organizadores da Bienal recolhessem os livros com conteúdos impróprios para menores. Não é correto que elas tenham acesso precoce a assuntos que não estão de acordo com suas idades", escreveu o prefeito no Twiiter, nessa quinta-feira.
No vídeo, Crivella disse que a Prefeitura do Rio de Janeiro determinou que os organizadores da Bienal do Livro recolhessem o livro "que já foi denunciado inclusive na internet que traz conteúdo sexual para menores".

"Livros assim precisam estar embalados em plásticos preto lacrado e, do lado de fora, avisando o conteúdo". "Portanto, a Prefeitura do Rio de Janeiro está protegendo os menores da nossa cidade", disse.



A organização da bienal já havia informado que não iria recolher os exemplares. Em nota, informou que "dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados", disse.

A Bienal ressaltou ainda que a mostra terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+ neste fim de semana.
 
"A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor", emendou. 

MAIS SOBRE E-MAIS