Mariana Ximenes fala sobre campanha por cidade mineira e lamenta repetição da tragédia em Brumadinho

Atriz conversou com o Estado de Minas em premiação cinematográfica no México e um dos assuntos foi o ativismo pela população atingida pelos crimes ambientais

por Pedro Galvão 15/05/2019 09:10
Premios Platino / Divulgação
(foto: Premios Platino / Divulgação)
Playa Del CarmenMariana Ximenes foi a única atriz brasileira presente na 6ª edição dos Premios Platino de Cinema Iberoamericano, realizada no domingo (12/5), em Playa Del Carmen, na Riviera Maya mexicana. Embora não tenha sido indicada ao prêmio, ela foi convidada para apresentar uma das categorias e conversou com o Estado de Minas no tapete vermelho


Integrante do elenco de O Grande Circo Místico, única produção nacional que concorreu ao Platino, com indicações em Melhor Trilha Sonora Original (para Chico Buarque e Edu Lobo) e Melhor Direção de Arte (para o português Artur Pinheiro), a artista disse esperar que o Brasil “abra mais o intercâmbio cultural” e “fique mais perto da cultura latino-americana” nos próximos anos. O filme brasileiro não ganhou nenhum prêmio (Veja aqui o resultado). 


Saindo um pouco do assunto cinema, Mariana também falou sobre a participação em uma campanha em defesa da população da cidade mineira de mesmo nome. Iniciada ainda em 2015, quando a barragem de rejeitos minerais da Samarco rompeu destruindo os povoados de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, matando 19 pessoas, desabrigando outras dezenas e causando danos ambientais irreversíveis no Rio Doce, a iniciativa recebeu o nome de Não Esqueça Mariana. A atriz relembrou a experiência, destacando a importância de colaborar com a recuperação da cidade, e lamentou que outra tragédia semelhante, com um número ainda maior de mortes, tenha acontecido novamente em Minas depois disso.



“Uma produtora de Minas me chamou, num primeiro momento, para brincar com meu nome, eu topei na hora e a gente fez. Depois eu fui gravar uma minissérie (Se eu fechar os olhos agora, recentemente exibida pela TV Globo) em Catas Altas, perto de Mariana. Fui à Prefeitura entender a real situação e inventamos outra campanha feita no local. Então fui até lá, onde aconteceu. Falei com pessoas da associação, depois fomos na Fátima Bernardes, tentei fazer um movimento para que não se esquecesse Mariana. Mas, realmente, pouco foi feito e ainda houve outra tragédia (em Brumadinho, neste ano). É inacreditável que indenizações não tenham saído e que providências para evitar esse tipo de desastre não tenham sido mais eficazes, mais urgentes”, disse Ximenes, que ainda completou: “estamos na Riviera Maya, celebrando a cultura do Brasil,  mas é preciso pensar na nossa natureza e nas pessoas. Vamos lembrar e nunca esquecer Mariana”.


Idealizada pela agência publicitária belo-horizontina Filadélfia, a campanha utilizou o nome e a imagem da atriz, constante nos noticiários e resultados de buscas por imagem no Google, para convocar as pessoas a não esquecer do município, que também se chama Mariana, e da população atingida pelo crime ambiental. O primeiro vídeo, feito em estúdio, foi lançado no fim de 2015 e o segundo, em que Ximenes foi até os locais atingidos para gravar, em fevereiro de 2018. A atriz participou voluntariamente, sem receber cachê. Ainda em conversa com o Estado de Minas na Riviera Maya, ela disse que não está trabalhando em nenhuma gravação profissional no momento. Seu último trabalho foi a segunda temporada da série A ilha de ferro, finalizada em março, que deve ir ao ar no streaming Globo Play no segundo semestre. 

Veja o vídeo da campanha:


*O repórter viajou a convite dos Premios Platino

MAIS SOBRE E-MAIS