Morre fotógrafo Cafi, autor da capa do álbum 'Clube da esquina'

Aos 68 anos, ele sofreu um infarto durante a virada do ano no Arpoador, Rio de Janeiro

por Estado de Minas 01/01/2019 17:38
Juarez Rodrigues/EM/D.APress
Cafi em BH em 2007, durante mostra com imagens sobre o Clube da Esquina (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.APress)
Autor de mais de 300 capas de discos, entre elas a do álbum Clube da esquina (1972), de Milton Nascimento e Lô Borges, o fotógrafo Carlos Filho, o Cafi, morreu na virada do ano no Rio de Janeiro. Ele sofreu um infarto durante a madrugada desta terça-feira (1º), no Arpoador.
 
Cafi/Reprodução
A imagem da capa do álbum Clube da Esquina é um dos trabalhos mais conhecidos de Cafi (foto: Cafi/Reprodução)
Nascido no Recife em 1950 mas radicado no Rio de Janeiro desde a adolescência, Cafi trabalhou com diversos músicos, Chico Buarque, Edu Lobo, Nana Caymmi e Alceu Valença entre eles. Mas foram discos com a geração da música mineira que despontou na década de 1970 seus trabalhos mais conhecidos.
 
Além da capa de Clube da esquina, Cafi também fotografou para os álbuns Milagre dos peixes (1973), Minas (1975) e Geraes (1976), de Milton Nascimento. Também assinou o chamado “disco do tênis”, como ficou conhecido o LP que Lô Borges lançou em 1972 (e que foi relançado em 2017, dando origem a uma bem-sucedida turnê).
 
Em 2012 o Estado de Minas encontrou os dois personagens (Tonho e Cacau) fotografados por Cafi para a capa do álbum de Milton e Lô 40 anos antes. Na época, o fotógrafo contou à repórter Ana Clara Brant como o registro foi feito: “A gente ficava andando com o Fusquinha do Ronaldo Bastos pelas estradas, tirando foto de nuvens, porque a gente ia criar a nossa empresa, Nuvem Cigana. Uma das nuvens, inclusive, está no encarte do Clube da Esquina”. Ao ver os meninos, Cafi decidiu fazer o registro: “Foi como um raio”, lembrou ele.
 
Em sua conta no Instagram, Lô Borges falou de Cafi, "um grande artista, fotógrafo, poeta visual e, acima de tudo, um grande amigo".

MAIS SOBRE E-MAIS